Manejo da cultura de arroz é tema de aula de campo

Por em 21 de maio de 2019

aula-arroz1O manejo da cultura de arroz de terras altas foi tema da aula de campo realizada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na manhã desta terça-feira (21), na Fazenda Escola.

Com o objetivo de discutir alternativas de manejo da cultura do arroz com ênfase no manejo integrado de doenças, pragas, ervas daninhas, cultivares e produção de sementes, o evento é destinado a acadêmicos, técnicos, extensionistas e professores ligados à cadeia produtiva de arroz.

aula-arroz2Durante toda a manhã os participantes puderam conferir temas como as cultivares do arroz, produção de sementes, manejo para obtenção de alta produtividade, manejo de pragas e preservação de inimigos naturais, e identificação e manejo de doenças no arroz, que foram ministrados por professoras da UEMA e profissionais da Embrapa.

A professora Antonia Alice Rodrigues, uma das coordenadoras do evento, ressaltou que a aula de campo é uma oportunidade de vivenciar na prática o que é transmitido em sala de aula.

“Como a cultura de arroz é de extrema importância para os produtores do nosso estado, é muito relevante a realização desse tipo de iniciativa, onde  é possível que os alunos observem a cultura do arroz das mais diversas formas, desde o aspecto sanitário, a ocorrência de pragas e doenças, até as características dos cultivares. E para nós professores é uma oportunidade de mostrar aos nosso alunos o que nós temos feito, em termos de pesquisas, no combate as pragas e doenças, quais as soluções que temos para resolver estes problemas que podem aparecer no decorrer do cultivo dessas variedades”, disse.

Segundo o analista da Embrapa, Carlos Santiago, a aula de campo contribuirá para a formação dos futuros profissionais. “Estamos no lugar certo, que é a universidade, para a transferência dessas informações, formando profissionais lideres que no futuro poderão disseminar esses conhecimentos aos produtores e comunidades ligadas a produção do arroz”, afirmou Santiago.

aula-arroz3O evento teve a coordenação também da professora da UEMA, Joseane Rodrigues de Souza e Antonia Alice Rodrigues e do pesquisador da Embrapa e Guilherme Abreu, e contou ainda com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa