Núcleo Geoambiental da UEMA apresenta o Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão para a FAPEMA


Por em 28 de maio de 2019



DSC_0022

O Núcleo Geoambiental (NUGEO/CCA) da Universidade Estadual do Maranhão reuniu-se nesta segunda-feira (27/5) com o Diretor Presidente da FAPEMA, prof. André Santos, ocasião em que apresentou o Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão (ZAMA). Estiveram representando a UEMA, o prof. Jucivan Ribeiro Lopes, gerente do NUGEO, o prof. Ronaldo Haroldo Nascimento de Menezes, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o técnico-pesquisador do NUGEO, João Firminiano da Conceição Filho.

O ZAMA é o resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) e a UEMA, sendo realizado pelo Núcleo Geoambiental. Este zoneamento está voltado para o setor Agropecuário maranhense, tendo caráter dinâmico, realizado a partir de bases de dados, algumas com atualizações anuais, a exemplo das informações meteorológicas.

O Zoneamento Agropecuário possui o caráter regionalizado, desenvolvido a partir das 10 Regiões Homogêneas de Chuva para o Maranhão, advindas do trabalho de doutoramento do prof. Ronaldo Menezes. O caráter regional assegura maior reconhecimento dos diversos padrões de chuvas presentes em nosso estado, informações importantes para o planejamento e gestão territorial do setor agropecuário.

O objetivo da reunião foi apresentar à FAPEMA os resultados já alcançados deste zoneamento e estabelecer uma parceria que possa vir a apoiar o desenvolvimento da sua fase implementação. A recepção do ZAMA foi excelente pela FAPEMA, considerando-se que houve grande interesse por parte do diretor presidente em apoiá-lo, principalmente pelo caráter social e econômico que permeia este zoneamento e pelas perspectivas do desenvolvimento de aplicativos para celulares, tecnologia que disponibilizará os calendários agrícolas, buscando-se se assim alcançar, em tempo hábil, os agricultores nas suas práticas agrícolas.

“As parcerias para apoiar as implementações do ZAMA são os desafios a serem superados neste momento. O apoio da FAPEMA além de ser fundamental sob o ponto de vista financeiro, também o é sob o ponto de vista estratégico, uma vez que a FAPEMA dar uma clara demonstração do grau de importância do projeto para o nosso Estado. Iremos em busca de outras parcerias para o ZAMA, por acreditarmos que este é um projeto que muito pode apoiar o desenvolvimento do estado do Maranhão”, declarou Jucivan Lopes.



Últimas Postagens