Reitor se reúne com gestores para debater sobre a situação da UVZ

Por em 22 de maio de 2019

DSC_0038

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, após a solicitação de um espaço de audiência, recebeu, na sala de reunião da Reitoria, o Presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Lívio Jonas Mendonça Corrêa; o Prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio; o secretário de saúde de São José de Ribamar, Tiago Fernandes; a secretária de Saúde da Raposa, Tatiana Lisboa; o superintendente de Administração da  Secretaria Municipal de Saúde de São Luís – SEMUS, Rodrigo Mendes Fernandes; o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da SEMUS, João Batista Pires para tratar da possibilidade de apoio da UEMA na cessão de um terreno para construção de um prédio adequado para a UVZ de São Luís.

Na oportunidade, os participantes debateram sobre a atual situação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de São Luís, que atende às demandas dos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís. Destacando a limitação para atendimento e a necessidade de construção de uma nova UVZ adequada.

DIMG_3713e acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa, “a situação atual exige várias ações convergentes, pois é uma situação complexa. A resolução desse problema referente à saúde animal, como também a saúde pública, a partir do controle de doenças nos animais transmissíveis aos seres humanos, deve ser pensado de forma conjunta entre os atores aqui presentes, sabendo que há uma urgência. Quero me comprometer em nome da UEMA no sentido de buscarmos juntos essa solução, seja com uma das alternativas discutidas hoje ou outra que possamos acrescentar”.

E complementou, “temos que evoluir nesse assunto, quero ratificar o compromisso da UEMA com o desenvolvimento do Maranhão que passa necessariamente pelos municípios. Saímos daqui hoje com alguns encaminhamos, para que, a partir dessa reunião seja desenvolvido um projeto que discuta sobre a saúde pública. A UEMA está à disposição com a prestação de serviços públicos associados a academia e pesquisa”.

Participaram também da reunião, o vice-reitor, Walter Canales; a pró-reitora de Infraestrutura, Fabíola de Oliveira; o diretor do Hospital Veterinário Universitário, José Arnodson Campelo; além de professores do Curso de Medicina Veterinária; assessores e chefe de gabinete.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho