Seminário discute Avanços no Controle de doenças zoonóticas

Por em 31 de maio de 2019

semináriozoonosesFoi realizado na manhã dessa quinta-feira (30), o seminário “Avanços no Controle de doenças zoonóticas”. O evento, que foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Parasitologia Veterinária (GEPVET), do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, teve como objetivo promover debates no campo da saúde pública, focado no tema zoonoses, visando fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre instituições.

O coordenador do Simpósio, professor Francisco Borges Costa, ressaltou a importância do evento. “Esse evento é importante pois estamos recebendo pesquisadores renomados que pesquisam há muito tempo sobre o ebola e o influenza e que vieram compartilhar conhecimentos conosco, aqui, na UEMA, então é uma oportunidade para falar sobre os avanços no controle de zoonoses.  As zoonoses são doenças transmissíveis entre os animais e o homem que representam uma ameaça à saúde pública e o bem estar da população”.

semináriozoonoses2

Para a diretora do curso de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Abreu Silva, representando a Pró-reitora de Pesquisa e Graduação, Rita Seabra, é primordial promover debates sobre o controle das zoonoses devido ao impacto na população. “Há uma necessidade muito grande de sempre trabalhar sobre essas doenças e realizar debates para que possamos elaborar planos de controle dessas enfermidades que afligem tanto a população. A Universidade está sempre aberta para a pesquisa e esperamos sempre avançar nesse sentido”, disse a professora.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEMA, Alana Lislea de Sousa, falou sobre a possibilidade parcerias entre as instituições. “Este seminário também abre a possibilidade de parcerias para pesquisas com outras instituições, e assim trazer novas ferramentas, novas tecnologias para nosso programa e assim melhorar cada vez mais”.

semináriozoonoses3O seminário contou com a participação dos pesquisadores Tokiko Watanabe e Tiago Lopes. A Dra. Tokiko Watanabe apresentou a palestra “Research of zoonotic diseases: Control of Ebola virus disease”, onde falou sobre a epidemia do ebola na África e o desenvolvimento de uma vacina contra a enfermidade.

O pesquisador Tiago Lopes, em sua palestra “Computational drug discovery: Identifying problematic drugs based on the properties of their targets”, falou sobre os avanços no desenvolvimento de medicamentos.

semináriozoonoses4Estiveram presentes ainda no evento, o fiscal agropecuário da Agência de Defesa de Agropecuária (AGED), Eric Takashi Kamakura Mesquista; a encarregada da Biologia Médica do laboratório central de saúde pública do Maranhão, Letícia Botelho, professores da UEMA, UFMA, CEUMA e acadêmicos.

Sobre os pesquisadores

A Dra. Tokiko Watanabe é pesquisadora na Universidade de Tóquio e trabalha na área de virologia há mais de duas décadas.  Possui diversos artigos publicados sobre a patogenicidade do vírus da gripe (Influenza) e desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos.

Já o pesquisador Dr. Tiago Lopes é brasileiro, fez doutorado em Berlin, na Alemanha, e atualmente trabalha no Japão com estatística e bioinformática, onde faz análises de sequencias genômicas e de proteínas a fim de descobrir novos alvos para medicamentos.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa