UEMA e SEPE realizam reunião para apresentação das atividades do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão

Por em 21 de maio de 2019

reunião-zee2Foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), na sala de reuniões da reitoria da Universidade Estadual do Maranhão, uma reunião para apresentação das etapas já concluídas do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA).

Participaram da reunião o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva; o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho; o coordenador técnico do ZEE-MA, Luis Jorge Dias; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Serra; o gerente do NUGEO, Jucivan Ribeiro Lopes; além de professores e técnicos da UEMA.

O ZEE-MA é um instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, voltado para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.

O trabalho do ZEE-MA é coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). Na UEMA, o plano de Zoneamento Ecológico-Econômico está sob a gestão da PROEXAE.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, ressaltou a importância do ZEE-MA para o desenvolvimento do Estado e a participação da Universidade na construção e execução do projeto. “O ZEE é indispensável para o crescimento do estado, pois vai facilitar não apenas as questões dos investimentos públicos e privados, como também a formulação de politicas públicas. Quero reafirmar o compromisso da UEMA em colocar o que tem de melhor, que é o conhecimento técnico-científico de seus pesquisadores, de suas estruturas de laboratório, a disposição desse projeto”, disse o reitor.

reunião-zee1O secretário Luis Fernando destacou a parceria entre IMESC e UEMA na condução do programa. “A parceria com a UEMA é fundamental, porque é aqui que está o conhecimento, as pesquisas, sobretudo dessa área, de solos. Por isso estou muito satisfeito e feliz com esse trabalho, porque conheço a condução feita por este reitorado, conheço o perfil do quadro docente da UEMA e sei que hoje o Maranhão pode se orgulhar em dizer que tem uma grande universidade”, afirmou o secretário.

O coordenador técnico do ZEE-MA, o professor da UEMA, Luiz Jorge Dias fez uma apresentação onde divulgou as atividades do ZEE-MA e informou que a primeira etapa do ZEE-MA já está com 70% da parte física concluída. “Assim o Maranhão tem condições de fato de seguir adiante, tem condições de atrair mais investimentos, tem condições de proteger com politicas públicas adequadas a nossa sociodiversidade, e nossa biodiversidade”, disse.

Após a conclusão do zoneamento do Bioma Amazônico, a segunda etapa do projeto vai contemplar o zoneamento dos biomas cerrado e caatinga, que corresponde a 2/3 do território do estado.

Ainda durante a reunião, foi apresentada a plataforma Uemesc Gis, desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS) da UEMA.  A plataforma interativa foi criada com o objetivo de apresentar os estudos socioeconômicos com a base cartográfica disponibilizada pelo IMESC na forma de mapas, atráves de um sistema web com fácil usabilidade, para que possa ser consultado pelo público em geral. O sistema foi desenvolvido pelos professores Rogerio Moreira Lima, Henrique Mariano Costa, Luís Carlos Fonseca, e pelos mestrandos Ana Paula Ferreira Costa e David Silva e Silva.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa