UEMA realiza ações nos municípios do baixo IDH

Por em 10 de maio de 2019

eeNa manhã desta sexta-feira (10), a equipe do Campus da UEMA de Timon reuniu-se com a prefeita do município de São João do Sóter, Josa Silva, para tratar das ações para 2019. A UEMA vem realizando desde 2018, uma consultoria para aperfeiçoar a capacidade da prefeitura de usar o seu poder de compra governamental para melhorar a economia local.

Nesse trabalho a equipe orienta os gestores e técnicos da prefeitura sobre os procedimentos que devem ser realizados para aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar.  Para ser efetivo, a realização desse trabalho envolve diversos setores da prefeitura e do governo do estado. É necessário que a nutricionista da Secretaria de Educação elabore o cardápio considerando a produção local, a chamada pública deve ser elaborada e divulgada de forma que atenda às características do município e a equipe de técnicos da agricultura deve orientar os produtores de como participar da chamada pública.

bbO trabalho que foi realizado no ano passado já produziu os seus primeiros resultados, quando três grupos informais de agricultores familiares conseguiram aprovar projetos de venda junto a prefeitura de São João do Sóter. Na oportunidade, também foi iniciado o trabalho de consultoria junto ao gestor da Sala do Empreendedor do município, onde a UEMA irá orientar os procedimentos que devem ser realizados para aumentar a participação das micro e pequenas empresas do município nas licitações que são realizadas pela prefeitura.

“O que fundamenta as ações de poder de compra governamental para municípios de baixo dinamismo econômico, como é o caso de São João do Sóter, é que os recursos da prefeitura fiquem no próprio município. E isso ocorre quando as empresa locais vendem seus produtos ou prestam serviços à prefeitura. Mas para isso ocorrer serão necessárias muitas ações junto à prefeitura, agricultores familiares e micro e pequenos empresários”, destaca o professor Romel Pinheiro, coordenador do projeto.

Esse projeto integra um conjunto de ações do Plano Mais IDH do Governo do Estado e do Programa Mais Extensão Universitária da UEMA, e conta com auxílio financeiro e bolsas da FAPEMA e bolsas PIBEX da UEMA.