UEMA realiza diplomação de alunos de cursos técnicos em Caxias

Por em 13 de maio de 2019

diplomaçãocaxias2A Universidade Estadual do Maranhão realizou no último dia 10 de maio em Caxias, no Ginásio de Esportes da Unidade Integrada Municipal Antônio Rodrigues Bayma, a diplomação dos alunos dos cursos técnicos em nível médio, na modalidade a distância do polo de Caxias do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Neste mês de maio a UEMA está diplomando 254 alunos em 44 polos do Maranhão. Em Caxias, foram diplomados 13 alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores. É a 1ª turma do município formada nesta modalidade. Eles estavam acompanhados pelo tutor presencial, professor Elmo de Jesus Nery Júnior.

Estiveram presentes no evento a diretora do Campus Caxias, Jordânia Maria Pessoa; o coordenador dos cursos profissionalizantes do UEMANET e Coordenador Adjunto dos Cursos E-Tec, Mivaldo Alvares de Oliveira, representando a professora Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMANET; o prefeito municipal, Fábio Gentil; o Coordenador do Curso Técnico em Redes de Computadores, Lúcio Flávio de Albuquerque Campos; a Coordenadora de Prática dos Cursos Profissionalizantes, Sandra Regina Costa Santos; a Secretária Municipal de Educação, Ana Célia Damasceno; a Coordenadora do Polo de Caxias Maria do Socorro da Silva Crateús; o diretor da U.I.M Antônio Bayma,  Raimundo Correia; e familiares dos alunos.

diplomaçãocaxias1O formando Maxwell Eduardo foi o primeiro a falar: “Agradeço aos que nos ajudaram a chegar aqui. Aos familiares e tutores; aos assistentes que nos deram as ferramentas necessárias para desenvolvermos nosso aprendizado. E à UEMA, que nos deu asas, acreditando na modalidade de ensino à distância. Então, tudo foi válido. Nosso desafio agora é a carreira profissional”. O Juramento foi feito pela aluna Jaqueline Silva de Souza.

A professora Maria Crateús disse: “Essa conquista só foi possível graças à UEMA que, ao proporcionar cursos técnicos, faz gerar ambientes propícios para oportunidades do ponto de vista de empregos, e à Prefeitura, que aceitou a parceria proposta pela UEMA, demonstrando preocupação com a educação. Que os alunos continuem acreditando em seu potencial. É só o começo”.

O Coordenador de Cursos em Rede, professor Lúcio Flávio, se manifestou: “A sociedade precisa muito de profissionais do Curso Superior, mas ela não deve esquecer dos de nível técnico, pois são os mais próximos da gente. A educação consegue transpor os problemas sociais, como falta de oportunidade, desemprego. Peço que continuem estudando”.

A decisão da UEMA em expandir sua atuação para além do nível superior foi citada pelo professor Mivaldo Alvares: “A partir de 2012, através de um convênio com o MEC, avançamos para os cursos técnicos profissionalizantes. Em 2014 avançamos mais, com os cursos superiores de tecnologia. Essa é a função da UEMA: levar conhecimento a toda a sociedade. Cumprimento estes heróis, que transformaram problemas em desafios. Vocês são orgulho da UEMA, e ela é um orgulho para nós, que fazemos dela uma grande universidade”.

A Diretora do Campus Caxias, professora Jordânia Pessoa, em seu discurso afirmou: “Quando falamos em cursos à distância a sensação é que a pessoa estuda só. Pelo contrário, antes de vocês entrarem numa plataforma de ensino, vários profissionais foram mobilizados para que ela fosse organizada. São ricas as plataformas da UEMANET. Agradeço ao professor Raimundo por acolher a UEMA nesta escola. Estamos abertos para parcerias. Os jovens precisam se qualificar”.

Texto e fotos: Emanuel Pereira