UEMA realiza seminário sobre Comitê de Ética em Pesquisa

Por em 29 de maio de 2019

seminárioeticaempesquisa

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), realizou nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, o seminário “Abordando a Ética na Pesquisa, o Sistema CONEP/CEP e o Comitê de Ética em Pesquisa da UEMA”.

Segundo a Pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Antonia Alice Rodrigues, o evento tem como objetivo informar aos pesquisadores (docentes e discentes) sobre o Comitê de Ética em Pesquisa da UEMA. “Todos os projetos de pesquisa com humanos têm que passar pelo aval desse Comitê, assim o objetivo desse seminário é trazer ao conhecimento da comunidade científica todos os procedimentos que envolvam a submissão de um projeto de pesquisa para a análise do comitê”, disse.

A presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da UEMA, professora Francidalma Soares Carvalho Filha, falou sobre a importância do Comitê. “O Comitê assegura que as pesquisas sejam realizadas cuidando dos direitos dos participantes evitando danos. Tem também uma função educativa, por isso estamos aqui para falar sobre ética na pesquisa, além de ter a função de fiscalizar, analisar os estudos que são realizados com a função de propor que mais pesquisas possam ser feitas dentro da Universidade” destacou Francidalma.

O Seminário contou em sua programação com palestras sobre a organização e organização do sistema CONEP/CEP, além de sobre oficinas o cadastro de pesquisadores e projetos de pesquisa na Plataforma Brasil.

Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Estadual do Maranhão (CEP/UEMA), credenciado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, é um colegiado multidisciplinar e multiprofissional. De caráter deliberativo, atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência ancorado em princípios éticos, funcionando de acordo com as recomendações da Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde — Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Edson Costa