UEMA realiza V Encontro de Professores de Creches

Por em 17 de maio de 2019

IMG_3676A Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta sexta (17/05), o V Encontro de Professores de Creches, que fazem parte do projeto de extensão “Com Licença: eu sou criança”, cujo intuito é a formação continuada dos educadores infantis. Tal projeto faz parte do Programa Acolher, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

“A faixa etária de 0 a 3 anos é muito desassistida em relação a formação dos professores, por isso a ideia do projeto, que resultou no Encontro, que é realizado mensalmente, com mais de 15 representações de creches comunitárias, onde os professores são liberados por uma tarde para discutir a educação e as atividades realizadas em creches. São cerca de 60 professores que participam do projeto”, explicou a professora Heloísa Varão, Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD da UEMA.

O momento conta com palestras, sessão de estudos, projeção de vídeos e atividades, que são desenvolvidas nas escolas. Estas atividades são apresentadas nos encontros. Hoje, foi dia de compartilhar sobre a importância do brincar e das interações com as crianças.

IMG_3688Durante o encontro, aconteceram as seguintes palestras: Marco Legal da I Infância, ministrada pelo Prof.Roberto Mauro Gurgel; A Educação Infantil na Contemporaneidade, ministrada pelo Prof. Jorge Fernando Hermida.

“Explanei aos presentes as temáticas de natureza legal e pedagógicas, que ressaltam a importância dessa área de ensino, que visa o desenvolvimento da criança numa perspectiva integral e os principais desafios atuais”, destacou o prof.Jorge.

Ainda foram lançados os livros Educação Infantil: Diálogos e Novos Desafios; Educação Infantil: Temas em Debate. Ambos do Prof.Jorge. Além do livro Fatores de Riscos em Creches, da Profa. Heloísa Varão.

Livro Fatores de Riscos em Creches, da Profa. Heloísa Varão.

O próximo encontro já tem data marcada: 14 de junho.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho