III QUIMASSA marca comemoração ao Dia do Químico no Campus Caxias

Por em 19 de junho de 2019

3quimassa2Nesta terça-feira (18), foi realizado a III do QUIMASSA no Campus Caxias, organizada por alunos do curso de Química da instituição, em comemoração ao dia do Químico. Com o tema “O Avanço da Química em 150 anos da Tabela Periódica”, o evento que foi realizado durante todo o dia, teve como objetivo aproximar a comunidade da Química, através de atividades feitas na universidade, despertando nos alunos do Ensino Médio o interesse pela disciplina.

Durante a abertura o diretor do Curso de Química do Campus Caxias, Raimundo Luís, destacou a importância do profissional de Química em diversos ramos de atuação. “Associamos a profissão de Químico a uma atividade exclusiva das Licenciaturas, ledo engano. Basta olharmos para nós mesmos, ao nosso redor, e ampliar nossa visão. Estamos gozando de saúde hoje, ampliamos nosso horizonte de vida. Estes fatos estão atrelados à Química, assim como os alimentos diversificados e o aumento de sua produção. Deveríamos abraçar fortemente esse ramo do conhecimento humano. Podemos desenvolver várias atividades que não seja necessariamente a de professor”.

Em seguida o professor Clécio Dantas falou: “Estudar Química significa você desenvolver novos medicamentos, promover novos processos produtivos, tocar pessoas através do conhecimento para que elas busquem seguir essa carreira. Saibamos que uma sociedade não será completa se cada área não tiver reconhecida a sua importância para o desenvolvimento das atividades que propõem. Como Químico me sinto realizado”.

A palestra “Os Marcos Históricos da Tabela Periódica” foi ministrada pelo professor Kionnys Novaes: “Posso afirmar sem exagero que na tabela, com 118 elementos, está organizada a nossa vida. O ano de 2019 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Tabela Periódica. Também é uma oportunidade para reflexões sobre o papel da mulher na ciência e a contribuição da Química para o desenvolvimento social e econômico”.

Depois foram desenvolvidas ações lúdicas com os alunos do Ensino Médio, visavam verificar o nível de conhecimento dos estudantes para que os professores tracem diretrizes para quando eles ingressarem na universidade.

3quimassa1

Uma das alunas participantes foi Marta Gyovanna, do 3º ano: “Foi muito bom, didático. Pudemos aprender, observar alguns experimentos também. Trouxe para nós muito aprendizado sobre a Química, a importância dela, como é utilizada. E também nas perguntas feitas, quando assimilamos temas que não sabíamos. Achei interessante”.

A acadêmica Dayse Prado, uma das organizadoras, se pronunciou: “Resolvemos juntar duas comemorações neste III QUIMASSA – dia do Químico e da Tabela Periódica. Sempre convidamos os alunos do Ensino Médio com o objetivo de divulgar o curso. Os experimentos servem para animar os convidados e os jogos são interativos, de acordo com o tema”, explicou.

Os estudantes também foram direcionados para salas onde acadêmicos mostravam e explicavam as etapas de vários experimentos.

Outra palestra, intitulada “O Avanço da Química em 150 anos de Tabela Periódica”, foi apresentada pelo professor Clécio Dantas: “A Química produzia conhecimento através de experimentos e isso continua. Hoje há equipamentos que fornecem milhares de informações sobre uma amostra. Se colocássemos um pesquisador de hoje em um laboratório do século 19 ele teria muitas dificuldades, mas resolveria. O contrário não seria possível”, disse.

Texto e fotos: Emanuel Pereira