Comemoração aos 45 anos do Curso de Medicina Veterinária acontecerá amanhã

Por em 27 de junho de 2019

veterináriaAcontecerá amanhã (28), a partir das 9h, a solenidade de comemoração aos 45 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no auditório do Curso.

O Curso de Medicina Veterinária surgiu a partir de um projeto de criação formalizado em 14 de junho de 1974, por ato do governador Pedro Neiva de Santana, com o nome de Escola de Veterinária do Maranhão, autorizada a funcionar pelo parecer do Conselho Federal de Educação nº 100/74, de 29 de outubro de 1974 e pelo Decreto nº 79.862, de 27 de julho de 1977, do Conselho Federal de Educação. Teve seu reconhecimento pelo C.F.E, através do parecer nº 7.154/78 e Decreto da Presidência da República nº 83.067, de 22 de janeiro de 1979.

De 1974 até 2019 passaram-se 45 anos. Nesse ínterim, o curso que começou em um pequeno prédio de três salas onde hoje funcional o Departamento de Química e Biologia, passou aos dois prédios de hoje – o que funciona o curso de graduação, o hospital e os laboratórios, e o que funcional os cursos de pós-graduação. De um grupo inicial de 17 professores, o quadro atual é de 45, sendo 23 no Departamento de Patologia e 22 no Departamento das Clinicas.

O Curso de Medicina Veterinária é o único da UEMA com dois programas de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. E além disso, conta com um hospital veterinário que está entre os melhores do Norte e Nordeste brasileiro. Nesse intervalo foram formados mais de 1.600 médicos e médicas veterinárias, muitos deles com destacada atuação nas diversas áreas de formação da profissão.

Por: Karla Almeida