Curso de Letras realizará III Seminário de Linguística Aplicada

Por em 28 de junho de 2019

arte oficial selap

Será realizado entre os dias 02 e 04 de julho, o III Seminário de Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Maranhão.

O evento, que está sendo organizado pela direção do curso de Letras e pelo Centro Acadêmico de Letras Ubuntu – Gestão Maria Fiimina dos Reis, tem como objetivo promover debates acerca da Linguística Aplicada e suas múltiplas significações, dentro e fora dos muros da universidade, fomentar o diálogo entre docentes, discentes e a comunidade em geral, a respeito do desenvolvimento, expansão e aplicação desta ciência que tem contribuído para o avanço das ciências humanas em diversas questões sociais.

A Linguística Aplicada é considerada uma ciência humana e social relacionada aos estudos linguísticos; ela investiga e aplica soluções para problemas referentes à linguagem em situações reais de uso. Além disso, é interdisciplinar, visto que dialoga com outras áreas de estudos e pesquisas. Esta ciência focaliza questões diversas onde ocorre a interação através da linguagem com diferentes propósitos. Por ser um campo ainda pouco compreendido, é necessário levantar discussões que esclareçam seu espaço de atuação e aplicação, considerando os grandes avanços e contribuições que ela tem trazido ao homem dentro da atual sociedade.

Esta edição tem como tema “Linguística no Ensino de Línguas: aulas práticas e recursos digitais”, pois as suas ramificações para áreas de estudos da linguagem contemplam o ensino/aprendizagem de línguas, tradução e interpretação, análise do discurso, formação de professores, letramento, comunicação profissional, EAD e mídia, de maneira que promovam estudos e discussões que aproximem as reflexões linguísticas ao cotidiano escolar e, de modo geral, às questões sociais.

O III Seminário de Linguística Aplicada dos cursos de Letras da UEMA tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica, em especial os acadêmicos e docentes dos cursos de Letras.

Outras informações podem sem encontradas nas páginas oficiais do Centro Acadêmico Ubuntu, Gestão Maria Firmina dos Reis, bem como a programação geral do evento e edital referente às submissões de trabalhos.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1AfxwO1lqxvhdgb_I6qABy7d6OjyjGT4-z1PvyYCsMhQ/viewform?edit_requested=true

Outras informações: www.caletrasuema.blogspot.com