Dia do Professor de Geografia é celebrado durante EPEGEO+ no Campus Caxias

Por em 27 de junho de 2019

20190625_194616Durante os dias 25 e 26 de junho, um evento realizado pelo Curso de Geografia do Campus Caxias, fez referência ao Dia do Professor de Geografia (26 de junho).  Através de palestras, mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos, mostrou-se a importância e os desafios do profissional. No EPEGEO + (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia) do CESC, o tema foi “Inquietações em Tempos de Incertezas no Ensino de Geografia”.

Na abertura, o diretor de curso, professor Benilton Lacerda, disse: “Aqui abordaremos inquietações e incertezas dos dias atuais, isso exige muito mais de vocês e de nós. Não sejam só geógrafos, sejam historiadores, sociólogos, cidadãos que querem lutar por mudanças”.

O professor Leilson Alves dos Santos, um dos organizadores, também ressaltou: “Esse evento estava sendo elaborado há um ano. A Geografia merece uma dimensão maior, ela está em todos os espaços, por isso foi colocado o “+”(mais) no título. Em todas as áreas é necessário um profissional de geografia. É o momento de proporcionar aos acadêmicos e professores do CESC um espaço de discussão e vivências relacionadas à Geografia.”

Na mesa redonda “Currículo e Formação de Professores de Geografia: O Ensino de Geografia: Diálogos entre Universidade e Escola”, falou-se dos rumos que o curso pode tomar. Como disse a professora Sílvia Carvalho: “Mudar é um caminho para a transformação. Devemos descobrir o que podemos fazer para transformar o ensino da Geografia na Educação Básica para formarmos cidadãos que entendam o mundo e possam interferir na realidade. E qual a contribuição do curso para que os alunos reflitam sobre este mundo tecnológico”.

Foi observada a necessidade de articulação entre o ensinar na escola e na universidade e os desafios em sala de aula. Muitos saem da universidade como profissionais formados, mas nas escolas não praticam esse profissionalismo. Há uma dificuldade para se fazer uma discussão curricular na perspectiva da formação docente e da escola.  Cada universidade tem sua cultura, sua formação. O professor é um agente capaz de interagir com a sociedade e transformá-la, por sua capacidade de liderança.

Apresentações de trabalhos e relatos de experiências ocorreram em algumas salas da instituição. Entre eles podemos citar: “O professor de Geografia e o Conceito de Lugar”; “A Geografia e a Questão Étnico Racial na Escola”; e “A Percepção de Alunos frente ao Conhecimento Geográfico”.

A acadêmica Bruna Lucena participou do evento apresentando um trabalho: “Acredito que esse encontro seja fundamental tanto para os alunos de Geografia da UEMA como de outros cursos para terem conhecimento da importância que a Geografia tem para a sociedade, não só nas escolas como em todas as áreas”, disse.

Para o EPEGE + foram submetidos 62 trabalhos, sendo 41 selecionados e divididos em três grupos de discussão (GD).

Os premiados

GD Ensino de Geografia:

3º lugar- “Estágio Curricular no Ensino Médio: Teoria e Prática”

2º lugar- “Ensino de Geografia: Contradições e Reflexões no Processo de Formação do Professor da Ciência Geográfica

1º lugar: “A Cartografia Tátil como Proposta Metodológica no Ensino de Geografia”

GD Extensão em Geografia

3º lugar – “Ensino de Geografia e o Uso das Tecnologias: possibilidades para a sala de aula”

2º lugar – “Clima Urbano: Estudo de Áreas de Casos Agradáveis do Ponto de Vista Climatológico nas Dependências do CESC/UEMA na Cidade de Caxias/MA”

1º lugar – “Geografia e Literatura: Interfaces do Ensino na Prática de extensão”

GD Pesquisa em Geografia

3º lugar – “A Cidade e os Morros: Percepção de Riscos Ambientais Associados a Deslizamentos nos Bairros Cangalheiro e Vila Alecrim”

2º lugar – “O Relevo Caxiense através do Mapa de Hipsometria”

1º lugar – “Problemática da Moradia em Caxias/MA: a Produção Formal de Habitações e seus Processos Espaciais”.

O Encontro foi realizado pelo CESC/UEMA; Departamentos de História e Geografia; Centro Acadêmico Milton Santos; Atlética Tectônica e Direção do Curso de Geografia.

Por Emanuel Pereira