Professora da UEMA toma posse no IHGM

Por em 28 de junho de 2019

IMG_20190627_200330436Na noite de ontem (27), no auditório do prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Praia Grande, a professora Elizabeth Sousa Abrantes, historiadora da UEMA, foi empossada como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na cadeira 24, que tem como patrono, o engenheiro Antônio Enes de Sousa.

A solenidade, que contou com a presença do presidente do IHGM e ex-reitor da UEMA, professor José Augusto Silva Oliveira, teve a participação do reitor do IFMA, professor Roberto Brandão; da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), professora Maria Goretti Cavalcante; de professores da Universidade Estadual e convidados.

A cerimônia de posse, sucinta e objetiva, foi marcada pelos valorosos discursos, enriquecidos de grandes fontes de pesquisa cultural e científica, tanto da parte do presidente José Augusto como pela empossada, Elizabeth Abrantes.IMG_20190627_212012748

Para o presidente, a professora Elizabeth será mais uma pesquisadora que vem somar e dar sequência ao legado que recebeu à frente do IHGM, mas também para realizar grandes projetos. “Hoje é um dia importante porque estamos dando posse a mais um associado e completando as 60 cadeiras que o Instituto Histórico dispõe”, disse José Augusto.

Ele informou, ainda, que outros intelectuais tomarão posse nos próximos dias. A sugestão da presidência do IHGM é aumentar o número de cadeiras do órgão, visando uma maior quantidade de confrades e confreiras associados. “Eu apresentei na última assembleia uma proposta de ampliação do número de cadeiras, saindo de 60 para 80, porque hoje, muitos historiadores, geógrafos e outras profissões afins, têm manifestado interesse em pertencer a esta casa do conhecimento, que vem preservando ao longo do tempo, a cultura do Estado do Maranhão”, ressalta o professor.IMG_20190627_203133658

Conforme explica a professora Elizabeth, a posse no IHGM tem um significado muito importante. “Foi uma honra receber o convite do professor José Augusto, eu o aceitei e me preparei para este momento. O Instituto é uma instituição que conheço como historiadora, sei da importância e da contribuição dele para a história do Maranhão.

Ela enfatizou, também, que o IHGM tem um papel singular na pesquisa e na coleta de fontes para estudantes e profissionais das áreas de história e geografia. “Sei da importância do Instituto para a história do Maranhão, especialmente no momento em que não havia cursos universitários nas áreas de história e geografia, então o Instituto tem um papel que nos gratifica. Para mim é uma alegria enquanto historiadora fazer parte dessa instituição centenária”, comenta Elizabeth.IMG_20190627_210338651

Histórico do IHGM

Em 20 de novembro de 1925, por iniciativa de Antônio Lopes, foi fundado o Instituto de Historia e Geografia do Maranhão, cujo primeiro presidente foi Justo Jansen. O objetivo era criar uma sociedade científica que pudesse coordenar os estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia etnografia, etnologia e arqueologia do Maranhão.

A inauguração ocorreu em 2 de dezembro do mesmo ano, em sessão magna, no salão da Câmara Municipal de São Luís, realizada em homenagem ao centenário de nascimento de D. Pedro II.

Os fundadores eram um grupo de 11 intelectuais, estudiosos da história e geografia do Maranhão. Foram eles: Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen Ferreira, José Domingues da Silva, José Ribeiro do Amaral, Wilson da Silva Soares, Domingo Castro Perdigão, Benedito Barros e Vasdconcellos, Pe. Arias de Almeida Cruz, Pe. José Ferreira Gomes, José Pedro Ribeiro e José Eduardo de Abrantes Moura.

Texto: Alcindo Barros