Professores realizam palestras sobre meio ambiente no Campus Caxias

Por em 5 de junho de 2019

20190604_170600Na terça-feira, 4 de junho, no auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, foi realizada a “Tríade Ambiental”. O evento, em que três professores abordaram assuntos referentes ao meio ambiente, fez parte da Semana do Meio Ambiente no CESC/UEMA e foi organizado e realizado pela Assessoria de Gestão Ambiental (AGA). Os professores palestrantes foram a Profa. Dra. Deuzuíta dos Santos Freitas Viana, da UEMA; o Prof. Dr. Jorge Eduardo de Abreu Paula, da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e o professor Paulo Afonso de Amorim, da UEMA.

A professora Maura Rejane Rodrigues, representando a Diretora do Campus Caxias, Professora Doutoranda Jordânia Maria Pessoa, disse na abertura: “As palestras de hoje comemoram a Semana do Meio Ambiente e têm como tema a poluição. O objetivo é discutir as questões ambientais e sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente. O outro foco é buscar melhor qualidade de vida, uma meta de todos nós”.

A primeira palestrante foi a professora Deuzuíta, que falou sobre “Saúde Ambiental”: “Meio Ambiente é o local em que você está inserido. A Organização Mundial de Saúde diz que Saúde Ambiental são todos os aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que são determinados por fatores químicos, físicos, biológicos, sociais, psicológicos. Então temos que corrigir, controlar e evitar fatores que possam prejudicar a saúde do meio ambiente. Quando estamos num local onde há muito barulho, por exemplo, é um caso de poluição sonora, que nos estressa, pois o ambiente está sendo afetado. A influência do meio ambiente nas populações é investigado desde a Antiguidade.”

A professora falou de ações desenvolvidas na universidade.  “Nosso objetivo atual sobre desenvolvimento sustentável é desenvolver práticas sem destruir o planeta. A Academia tem papel muito grande nessas discussões. Não só identificando problemas ambientais, mas principalmente buscando soluções”.

Em seguida o professor Jorge Eduardo abordou o tema “Educação Ambiental na Universidade”. “Buscando um equilíbrio entre homem e meio ambiente surgiu a Educação Ambiental. Podemos pensar que essa discussão apareceu por modismo, pois era pensado de modo fechado por ecologistas, geólogos, biólogos”.

O tema “Resíduos Eletrônicos” foi tratado pelo professor Paulo Amorim: “As pessoas são motivadas a trocar seus aparelhos eletrônicos devido às frequentes novidades tecnológicas. O lixo eletrônico é formado por resíduos resultantes da rapidez com que os produtos eletrônicos e eletrodomésticos se tornam obsoletos. Um dos problemas não é recolher isso, mas como recolher e para onde encaminhar esse material. É o preço do progresso”, disse

Nos intervalos entre as palestras foram sorteadas canecas entre os presentes, visando reduzir o uso de copos descartáveis e, consequentemente, a quantidade de lixo.

Por Emanuel Pereira