Projeto do Parque Tecnológico do Maranhão é apresentado ao Reitor da UEMA e equipe de gestores da Instituição

Por em 28 de junho de 2019

WhatsApp Image 2019-06-28 at 17.22.00 (1)O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, recebeu, nesta sexta (28/06), o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles. Na oportunidade, o secretário apresentou o projeto do Parque Tecnológico do Maranhão, que foca no desenvolvimento de estratégias que usem a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.

“Por determinação do governador Flávio Dino, entre as principais linhas para captação de projetos de inovação, estão a saúde e o bem-estar dos maranhenses, educação, inovação na administração pública, logística, mobilidade urbana, cidades inteligentes, agroindústria e internet das coisas”, disse o Secretário Davi.

O secretário, ainda, complementou: “nós estamos seguindo o sentido de tríplice hélice de parques tecnológicos, convergindo três grandes agentes: o Governo, a academia e as empresas. A produção de conhecimento é o principal responsável pelo êxito na atração de empresas de tecnologia”.

Na dimensão de apoio à produção de conhecimento, a ideia é que a Universidade ofereça programas de pós-graduação, cursos de graduação e cursos técnicos, prioritariamente nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharias e Biotecnologia.

“Precisamos reconhecer dentro da UEMA onde estão nossas potencialidades e, a partir disso, fazer um link não só com o Programa e projeto, mas todas as ações inerentes ao mesmo. Estamos esperançosos e colocamos nossa energia positiva e suor para que o projeto venha a se concretizar”, destacou o Reitor Gustavo Costa.

WhatsApp Image 2019-06-28 at 17.35.52

O Parque Tecnológico faz parte do Programa Nosso Centro, maior conjunto de intervenções para revitalização do Centro Histórico de São Luís, que também inclui soluções tecnológicas de desenvolvimento. Um investimentos no valor de R$ 15 milhões. O Parque contará com espaços públicos dedicados à aceleração e incubação de startups, fortalecendo as ações do Casarão Tech. Além disso, o parque incluirá um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação e viabilizará a atração e surgimento de empresas de base tecnológica.

Além disso, será implantado um Laboratório de Governo focado em soluções de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e outras políticas públicas, além de uma Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), que funcionará no prédio da RFFSA, já em fase de revitalização.

Além do Parque Tecnológico, o Programa Nosso Centro inclui a implantação de mais quatro polos vocacionais e estratégicos para revitalizar a área, com investimentos totais de mais de R$ 140 milhões. Os polos tornarão o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promoverão o Centro da cidade como um espaço democrático e de desenvolvimento regional.

Por Paula Lima

Fotos: Edson Costa