UEMA Campus Timon encerra a I Semana Municipal de Meio Ambiente

Por em 14 de junho de 2019

06Nesta quinta-feira (13), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Timon, ocorreu o encerramento da I Semana Municipal de Meio Ambiente. O evento teve a participação ativa de alunos, docentes e a comunidade timonense, que se envolveram nas atividades propostas e contemplaram os objetivos do evento.

Durante a manhã do segundo dia de evento, foi realizado o plantio de mudas nas margens do Rio Parnaíba, organizado pela AGA do Campus Timon, alunos e Secretaria Municipal de Meio ambiente (SEMMA). No período da tarde, os alunos participaram de uma oficina “Crochê com fios de sacolas plásticas”, ministrada pelas professoras Aline Barbosa e Ângela Machado, docentes da IFPI. Ocorreu, ainda, duas palestras, a primeira com o tema “A importância da ISO 9001 e ISO 14.001, ministrada pelos alunos da ADM Júnior, e, logo em seguida, a palestra “Licenciamento ambiental como ferramenta de gestão para cidades sustentáveis”, apresentada por Rafael Marques (SEMMA). À noite, o evento contou com uma mesa redonda, tendo como mediador o professor Carlos Magno, com o tema “Os desafios para um Desenvolvimento Sustentável”.

05

A diretora do Campus Timon, Edite Sotero, enfatizou que considera de plena relevância a realização de projetos voltados à preservação do meio ambiente “Devemos compreender que a ação conjunta em prol da conservação de nosso espaço de vivência converge para o sucesso em relação à qualidade de vida na Terra”.

A programação do último dia, quinta-feira, vislumbrou a importância de exercer ações concretas e a conscientização da população fora dos muros da universidade. Na manhã do dia 13 de junho, as atividades iniciaram logo pela manhã, com a visita ao bairro Sucupira onde foram entregues panfletos sobre cuidados ambientais, organizado pela AGA – TIMON, alunos e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. À tarde, os alunos do Campus Timon, expuseram “relatos de experiência vivenciados no desenvolvimento de projetos sustentáveis no município”. O tema “Gestão de Recursos Híbridos” foi pauta para a primeira palestra da tarde, ministrada por Mirela Andrade, Analista Ambiental da Empresa Águas de Timon. Essa palestra prendeu a atenção dos alunos pelo assunto abordado e também pelas discussões recorrentes na ocasião, sendo apresentadas as principais metas que o grupo empresarial pretende atingir até o ano de 2020.

O diretor do Curso de Administração, João Airton Santos Porto, disse que “as palestras e ações de hoje vislumbram a importância da Semana Municipal de Meio Ambiente e tem como objetivo discutir as questões ambientais aliadas à educação, pois, assim, conscientizam futuros profissionais e a comunidade timonense”.