UEMA Campus Timon realiza a I Semana Municipal de Meio Ambiente

01Ocorreu na noite de ontem (11/06), na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Timon, a abertura da I Semana Municipal de Meio Ambiente.  O evento, que é realizado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Timon (SEMMA), proporcionará durante os próximos dias diversas atividades, como palestras, oficinas, mesas redondas e ações práticas, promovendo um momento de integração e conscientização ambiental entre a comunidade acadêmica e a população timonense.

Com o tema “Educação Ambiental para uma vida Saudável”, o evento tem como objetivo provocar uma reflexão nos acadêmicos e na comunidade timonenses a respeito da situação ambiental no contexto contemporâneo. Esta iniciativa busca inserir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural de Timon/MA e do Brasil.

Na cerimônia de abertura, a Diretora do Campus Timon, Prof.ª Edite Sotero, destacou que “um evento como este é de suma importância para toda comunidade acadêmica e timonense, pois além de ser um tema de grande relevância, reforça que juntos e engajados podemos mudar comportamentos e praticar atitudes que influenciem numa melhor gestão dos recursos naturais”.  Em seguida, ocorreu uma conferência sobre sustentabilidade e licenciamento ambiental, que foi realizada pelo Dr. Fernando Antônio Berniz (Promotor da Curadoria de Meio Ambiente de Timon – MA).

A solenidade de abertura do evento foi prestigiada pelos discentes, docentes da instituição e a comunidade timonense, além de autoridades, como a Prof.ª Edite Sotero Leal – Diretora do Campus, Jailson de Oliveira Sousa – Secretário Municipal do Meio Ambiente, Victor Hugo Saraiva de Almeida – Secretário de Parcerias e Investimentos (Representando o prefeito), diretores de curso e chefes de departamento, entre outras autoridades locais.

Nesta quarta feira (12), promete muitas outras atividades, com o plantio de mudas na margem do Rio Parnaíba, organizado pelo Grupo AGA Timon, discentes do Campus e SEMMA. À tarde ocorrerá a “Oficina: Crochê com fios de sacolas plásticas” , que será ministrada pelas professoras Aline Camila Barbosa – (IFPI) e Ângela da Costa Machado – (IFPI), e à noite será realizada uma mesa redonda com o tema “Os Desafios para um Desenvolvimento Sustentável”, que será mediada pelo Prof.º Carlos Magno – (UEMA).

O encerramento da semana ocorrerá no dia 13 de junho (quinta-feira) com as seguintes ações: pela manhã, acontecerá uma panfletagem sobre cuidados ambientais no bairro Sucupira, organizada pela AGA, discentes do CESTI e SEMMA. Na parte da tarde será exposto um Relato de experiência de alunos da UEMA, e no fim da tarde, para finalizar o evento, terá uma mesa redonda, com o tema “Direito ambiental na atualidade”, que será debatida por Euler Paiva (Analista do IBAMA, Piauí) e Azaria Oliveira Santos (Assessor jurídico da SEMMA).

Compartilhar.