UEMA comemora os 25 anos do Campus Balsas

Por em 2 de junho de 2019

WhatsApp Image 2019-06-02 at 12.09.58

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) comemorou na noite da última sexta-feira (31), os 25 anos do Campus Balsas.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo reitor, Gustavo Pereira da Costa; pelo vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; pelo diretor do Campus Balsas, Luciano Façanha Marques; pelo vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique Borgneth; pela coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, Ilka Serra; pelo secretário municipal de Educação, Márcio Rêgo e pela chefe de departamento da Educação, Terezinha Maia.

A pWhatsApp Image 2019-06-02 at 12.10.43rofessora Terezinha de Jesus Maia Lima, chefe de departamento da Educação,  destacou: “Hoje, na comemoração das bodas de prata do CESBA, devemos historicizar os esforços conjuntos de lideranças políticas, empresarias, docentes e discentes do CESBA, do Governo do Estado e, sobretudo, o empenho da Administração Superior, sobre o qual posso afirmar com convicção que sempre esteve nos apoiando e procurando realizar as nossas ações com um olhar voltado para os anseios desta região e objetivando transformar o Campus Balsas em um Centro de excelência. Somos conscientes de que muito avançamos, entretanto, carecemos avançar ainda mais, porém, sem esquecermos de zelar pela missão da UEMA que é produzir e difundir conhecimento orientado para a cidadania e para formação profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, priorizando o desenvolvimento do Maranhão”.

Em sua fala, o diretor do Campus Balsas, Luciano Façanha enfatizou, “não tenho dúvida que teremos nos próximos anos a continuidade desse projeto que é o Campus Balsas, com expressivas conquistas e serviços voltados a educação, prezando pela qualidade, respeito e ética. Os desafios são diários e muitas vezes parecem insuperáveis, mas com determinação e espírito coletivo, continuaremos avançando”.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “a trajetória do Campus Balsas nesses 25 anos, nos dá uma grande lição, as dificuldades de ontem foram superadas, as dificuldades do agora serão superadas e no futuro novos desafios virão, novos professores, novos alunos estarão aqui. Balsas tem enraizada e fortalecida a Universidade Estadual do Maranhão, em uma trajetória repleta de realizações, de obstáculos vencidos, de dificuldades superadas. Portanto, é importante passar para as gerações que virão que não é perda de tempo, não é perda de esperança, acreditar em um ideal, a UEMA é o ideal de todos os maranhenses, a UEMA é uma responsabilidade de todos os maranhenses e Balsas é este movimento para o futuro, com coragem, enfrentando os paradoxos e querendo ser maior e melhor.”

ComoWhatsApp Image 2019-06-02 at 12.11.43 forma de agradecimento aos trabalhos realizados, empenho e dedicação em prol do desenvolvimento do Campus Balsas, foi realizada a entrega das placas dos 25 anos.  Os homenageados foram: o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; a professora do Curso de Letras, Marta Helena Facco Piovesan;  a chefe de departamento da Educação,  professora Terezinha de Jesus Maia Lima, que recebeu também em nome do ex-diretor dos cursos de Matemática e Agronomia, professor Carlos Magno Pereira Lima (In Memoriam); o professor do Curso de Matemática, Francisco José dos Santos que foi representado por sua filha, Neideane Cristine Barros Santos e diretor do Campus Balsas, Luciano Façanha.

Na oportunidade, os alunos do Coral da Universidade Aberta Intergeracional – UNABI do Campus Balsas se apresentaram junto com a aluna do Curso de Música, Elaine Cavalcante da Costa e houve também, a apresentação musical  dos alunos do Curso de Música do Campus Balsas – UEMA.

Campus Balsas

O Centro de Estudos Superiores de Balsas foi criado através da Lei 5.927 de 28 de março de 1994. Teve suas atividades iniciadas no primeiro semestre de 1995 com os cursos de Licenciatura, Letras e Matemática pelo Programa de Capacitação Docente – PROCAD. Atualmente o Campus oferta cinco cursos presenciais, oito cursos na modalidade a distância, três especializações e um curso de Mestrado Acadêmico.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luís Paulo