UEMA participa de reunião para discutir Fórum de Extensão no Maranhão

Por em 19 de junho de 2019

IMG-20190619-WA0042

Hoje (19), as universidades Estadual, Federal e o Instituto Federal do Maranhão, reuniram-se na reitoria do IFMA, no Renascença, para o lançamento do site do 46º Encontro NacionalFORPROEX, que acontecerá no período de 19 a 21 de setembro deste ano, em São Luís, no Campus da UFMA.

Em pauta também esteve a discussão sobre a realização do Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do Maranhão, do VIII Fórum de Extensão Universitário da UEMA e o IV Workshop PROEXT-IFMA, marcados para os dias 17 e 18 de setembro.

De acordo com o reitor Roberto Brandão, do IFMA, a união dessas três instituições públicas vai fazer com que São Luís, no mês de setembro, seja a capital do debate sobre extensão. “Então, as universidades Estadual, Federal, e o Instituto Federal se juntam para fazer esse grande fórum e mostrar o que é extensão. Hoje, percebemos que há um desconhecimento por parte de boa parcela da comunidade acadêmica do que é um programa de extensão, imagine a população lá fora. Com esse evento, além de trazer todos os extensionistas, a nível de Brasil, vamos fazer com que essa discussão seja ampliada aqui em nosso estado”, declara Brandão.IMG-20190619-WA0040

Para o professor Paulo Catunda, o importante do Fórum, em São Luís, é trocar o eixo de debates do sul e sudeste pelo nordeste. “É muito importante hoje, diante dessa crise que o país vive, debatermos políticas de extensão e fazermos com que as universidades públicas atendam, da melhor forma possível, a sociedade, seja na pesquisa, no ensino ou na extensão. Com isso, podemos levar às pessoas, algo que possibilite o bem-estar delas. Vejo, neste caso, a integração da UEMA, IFMA e UFMA como uma coisa ímpar. Isso é o que queremos para o Maranhão”,  reflete Paulo.

Conforme explica a professora Dorlene, o objetivo da reunião foi apresentar o Site, onde ficarão hospedados os fóruns de extensão universitárias, que serão realizados no Maranhão. “Nós teremos grandes eventos, que são o 46º FORPROEX, evento que reúne pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras, o I Encontro de Extensão do Estado do Maranhão, o VIII Fórum de Extensão da UFMA, o VI Workshop de Extensão do IFMA e o Fórum de Extensão Universitária da UEMA”, disse a professora. Ela acrescenta que a reunião foi o início para a discussão das inscrições e a divulgação desses eventos, que as instituições já vem trabalhando há cerca de três meses.

Além de jornalista e fotógrafos das assessorias dessas IES, participaram, também, o reitor do IFMA, Roberto Brandão e os pró-reitores Paulo Catunda (Extensão UEMA), Dorlene Cardoso (Extensão UFMA), Fernando Lima (Extensão IFMA) e Dourivan Câmara Silva (Ensino UFMA).

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Fabio Abreu