UEMA realiza solenidade de Outorga de Título de Professor Honoris Causa

Por em 12 de junho de 2019

PHOTO-2019-06-12-10-44-56A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta terça (11/06), a solenidade de Outorga de Títulos de Professor Doutor Honoris Causa, homenageando personalidades, que se destacaram em suas áreas de atuação profissional, pela boa reputação e mérito.

Compondo a mesa diretora dos trabalhos estavam o Presidente do Conselho Universitário (Consun) e reitor da UEMA, Gustavo Costa; o Vice-reitor Walter Canales; o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Antonio Roberto Serra; a Pró-reitora de Graduação, Záfira Almeida; o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; e o Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos.

Os homenageados foram: Amanda Maya Rosa; Ana Rita Bezerra; Carliene do Vale; Carmen Lúcia de Morais; Edna Santana Noleto; Francisca Eliete da Cruz; José Oscar de Melo; Jucivan Ribeiro Lopes; Davi Telles; e Maria Helena Ribeiro (In Memorian).

PHOTO-2019-06-12-10-48-08Em seu discurso, o reitor Gustavo Costa expressou que o momento é de reconhecimento e gratidão. “O trabalho abnegado, devotado a uma causa nobre, o sacrifício do pessoal em favor do bem comum, a generosa contribuição técnico-profissional, a luta árdua diária em prol de uma instituição humana exige gratidão. E hoje foi dia de reconhecer e agradecer. Reconhecer o trabalho de homens e mulheres, que tem dedicado as suas vidas à consolidação do ideal universitário, reconhecer o quanto tem contribuído para edificar esta grandiosa UEMA, a Universidade dos maranhenses. Reconhecer pelo conhecimento que compartilham, pelas iniciativas que transformam, pela ousadia e pela bravura de resistir nos tempos atuais. Agradecer aqueles, que por mérito e por honra em face de suas excepcionais capacidades debruçam-se sobre os seus afazeres cotidianos para solidificar saberes, modos e estilos, transmiti-los e renová-los”, disse o reitor.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, foi um dos homenageados e em representação a todos, emocionado, agradeceu aos amigos e familiares presentes e apresentou relatos de sua trajetória de vida que, com perseverança e obstinação, construíram seu legado de conhecimento. “Para mim essa homenagem tem um significado muito especial. Eu nunca estudei ou trabalhei diretamente na UEMA, mas esta Instituição formou meus pais, alguns tios queridos e muita gente boa com quem convivo e trabalho há algum tempo. A grande maioria dos engenheiros que muito me ensinaram saneamento na CAEMA, por exemplo, vieram daqui. Tenho pela UEMA um sentimento de gratidão. E mais recentemente isso se transformou numa relação mais direta e efetiva, quando passei a ser o secretário da SECTI. E foi amor à primeira vista, fui muito bem recebido, desde agosto de 2017, realizamos sonhos e temos projetado junto um futuro ainda mais reluzente”, destacou ele.

PHOTO-2019-06-12-10-48-05Ele, ainda, complementou: “Não me canso de dizer que essa é uma gestão histórica da UEMA, que com brilhantismo vem tocando, levando adiante os sonhos do povo maranhense, que quer adentrar numa universidade pública, de qualidade, gratuita, que possa tornar realidade os seus sonhos. A UEMA de hoje é muito ciente da importância que tem e do que representa para o povo do Maranhão. Mais que isso, muito consciente que muito pode crescer e do que pode oferecer ainda mais para o nosso Estado”.

A sessão solene foi encerrada com a música Engenho de Flores, de Josias Sobrinho, interpretada pelo cantor Fernando de Carvalho.

Por Paula Lima

Fotos: Edson Costa