UEMA realiza V Mostra de Profissões

Por em 9 de junho de 2019

mostradeprofissões2A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), realizou no dia 07 de junho, a V Mostra de Profissões da Instituição, no campus Paulo VI em São Luís e nos demais campi.

Com o tema “UEMA Orienta”, o evento tem como objetivo apresentar os cursos de graduação da instituição aos estudantes do ensino médio da rede pública e privada, orientando-os em suas escolhas profissionais e informando-os sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

“Sabemos que a escolha profissional é um momento de tensão para o estudante, que se vê indeciso, confuso, por isso o objetivo do nosso evento é orientá-los para que possam conhecer os cursos, entender a dinâmica do funcionamento, tirar dúvidas para que possam fazer a melhor escolha profissional possível, pois sabemos que quando fazemos uma escolha com mais consciência teremos mais chances de ter êxito na carreira”, afirmou a coordenadora da Mostra, Ligia Almeida, durante a abertura do evento no Campus Paulo VI.

mostradeprofissões1Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Zafira da Silva de Almeida, com a Mostra os alunos têm a oportunidade de conhecer todas as possibilidades que existem na Universidade de profissões. “A UEMA está abrindo todos os espaços para que possam conhecer o que a universidade tem a oferecer e também refletir melhor sobre o futuro profissional de vocês. Espero que possamos está cumprindo nosso papel não só de oferecer educação de qualidade e formar bons profissionais, mas também de ajuda-los nesse difícil decisão, para que vocês entrem na universidade e façam um curso com toda sua produtividade”, disse.

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o evento além da divulgação dos cursos é uma forma de criar laços de identificação com a Universidade. “A Mostra surgiu também para mostrar para cada um dos estudantes que é possível ingressar na universidade, que a universidade é um sonho realizável e está ao alcance de todos. Vocês (alunos) também são um objeto de sonho para nós da universidade, esperamos encontra-los aqui a partir do ano que vem”, afirmou. mostradeprofissões3

Durante todo o dia os estudantes contaram com uma programação diversa que incluiu visitas monitoradas aos cursos e laboratórios, apresentação de projetos e programas, informações sobre Programas Especiais, Núcleo de Tecnologias para a Educação, Assessoria de Gestão Ambiental, Núcleo de Acessibilidade e PAES, além de atrações culturais.

A quinta edição do evento contou com duas novidades: o I Concurso de Redação “PrêmioWarwick Estevam Kerr” e “Bate papo Pedagógico”. Com o intuito de incentivar a prática da leitura e da escrita, o concurso premiou as melhores redações enviadas para a comissão julgadora. As redações vencedoras foram todas da Escola Mônica Vale: as alunas Maria Tereza Freire Castelo Branco, Lidielly da Penha Abreu e Isabele Soares Campacci, ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.

“Não tenho palavras para expressar essa emoção, porque eu não imaginava que poderia ser premiada, ainda mais em primeiro lugar. Encaro todo esse reconhecimento com um incentivo para ir mais longe e buscar sempre produzir coisas cada vez melhores e de qualidade”, disse Maria Tereza Castelo Branco, primeiro lugar no concurso de redação.

concursoredação1concursoredação2

concursoredação3

Já o “Bate papo pedagógico”, teve o objetivo de tornar o evento integrador e de aprimoramento do conhecimento para os professores do ensino médio, que tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar boas práticas pedagógicas com docentes da UEMA.

No Campus Paulo VI, os estudantes acompanharam ainda a palestra de abertura “Escolha Profissional – sonhe, planeje, faça acontecer!”, com a professora Andrea Christina Azevedo Cutrim.

mostradeprofissões4mostradeprofissões5

Por:Polyanna Bittencourt