UNABI promove palestras sobre violência contra o idoso


Por em 26 de junho de 2019



palestraviolenciaidoso1A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) da UEMA, por meio da coordenação da Universidade Aberta Intergeracional (UNABI) de São Luís, realizou nesta terça-feira (25), um ciclo de palestras sobre violência contra o idoso.

O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa celebrado no dia 15 de junho.

palestraviolenciaidoso2A primeira palestra “Violência contra o idoso” foi ministrada pela presidente da Comissão do Idoso da OAB/MA, Bruna Feitosa de Araújo e membro da Comissão do Idos, Cátia silva Feitosa. Durante as palestras as representante da OAB falaram sobre as formas de violência e as ações que a Instituição tem feito para reduzir os casos de agressividade contra a pessoa idosa.

“A violência contra o idoso é um crime silencioso, pois a maioria das vezes ocorre dentro do lar, o que torna difícil de ser obervado. Por isso a OAB fez um “Violentômetro”, cartilha onde informamos sobre os níveis e formas de violência. E também estamos trabalhando há 15 anos nessa causa, em parceria com outros órgãos envolvidos nessa rede de proteção da pessoa idosa, para que a gente possa diminuir essa incidência aqui no estado que ainda é muito drástica. A denúncia é muito importante para que a gente possa atuar, por é necessário que as pessoas denunciem, se envolvam nessa rede de proteção”, afirmou Bruna Feitosa de Araújo.

A médica geriatra, Jacira Nascimento Serra, ministrou a palestra ‘Envelhecimento saudável e políticas públicas no combate à violência contra a pessoa idosa”, onde falou sobre os avanços na Política nacional de saúde do idoso,os entraves e os desafios na luta contra a violência dos idosos.

“O maior desafio para evitar a violência é mudar conceitos fomentados na sociedade sobre o envelhecimento, reformular posturas e atitudes, derrubar mitos e preconceitos. A gente precisa mostrar pras pessoas que os idosos precisam de respeito e que seus direitos sejam resguardados. Nós só vamos conseguir atingir esse envelhecimento saudável, digno e ativo para todos, se tiver uma ação conjunta dos diversos membros da sociedade”, disse Jacira Serra.



Últimas Postagens