V Mostra de Profissões 2019 é realizada no Campus Caxias

Por em 3 de junho de 2019

mostradeprofissõescaxias1A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, realizou no dia 31 de maio, a V Mostra de Profissões do Campus Caxias. As atividades foram realizadas na Praça Duque de Caxias, em frente à instituição, no Morro do Alecrim.

Com o tema “O Conhecimento vai à Praça e abraça a Comunidade”, a V Mostra buscou aproximar-se da população, e de modo especial, dos estudantes do Ensino Médio, como disse a Diretora do Centro, Jordânia Maria Pessoa: “A Universidade abre as portas para a comunidade e mostra toda a produção de conhecimento naquilo que ela tem de melhor. O Campus Caxias possui atualmente 13 cursos do regular, sendo 11 Licenciaturas e 2 Bacharelados”, falou.

mostradeprofissõescaxias2Durante o evento os visitantes foram recepcionados por monitores da UEMA e assistiram um vídeo institucional sobre o Campus. Em seguida foram aos stands dos cursos, onde tiravam dúvidas sobre a área de interesse e viam demonstrações de experimentos (caso dos cursos de Química e Física, por exemplo) e acervos (plantas e animais da área de Biologia). Muitos foram vacinados e viram simulação de Primeiros Socorros, entre outras tarefas feitas por acadêmicos de Medicina e Enfermagem.

A estudante do 3º ano, Yara Kamilly, 17 anos, gostou do que viu: “Ações assim são muito boas. Me identifico mais com a área de Humanas. Pretendo cursar Ciências Sociais ou Direito e aproveitei para me informar mais sobre isso”, disse.

Igor Moraes, também com 17 anos, disse ser mais voltado para a área de saúde: “Fui ao stand de Medicina esclarecer alguns pontos e também fiz o teste de glicemia. Uma mostra como essa nos ajuda a ter certeza do que queremos profissionalmente”.

O acadêmico Taylon Machado, que recebia os alunos no stand de História, disse que muitos já decidiram omostradeprofissõescaxias2 que desejam cursar na universidade: “Alguns ainda estão com dúvidas, isso é normal. Mas a maior parte dos que vieram aqui já sabe o que quer. Eles têm uma ideia formada e conversam conosco para confirmar sua linha de pensamento. Uma secundarista que pretende cursar Direito veio até aqui porque acredita que existe afinidade entre as duas áreas”.

Helen Mendes Teixeira, do curso de Medicina, também comentou sobre as atividades: “Nós compomos a Liga de Fisiologia e Farmacologia da UEMA Caxias. Viemos falar de prevenção referente a doenças renais. Trouxemos panfletos informativos e brincadeiras para que, a partir do efeito lúdico, as pessoas aprendam sobre a saúde dos rins. Ressaltamos a importância de não se automedicar e ingerir água frequentemente. Também trouxemos a aferição de pressão e medição de glicemia para a comunidade”, informou.

A V Mostra de Profissões foi encerrada com atrações culturais, entre elas cantores e rodas de capoeira.

Texto e Fotos: Emanuel Pereira