EXTENSÃO NA UEMA

Por em 22 de julho de 2019

E extensão universitária possibilita uma troca de valores entre a universidade e o meio

mosaico (2)A universidade pública é um espaço de construção coletiva e de ampla formação, que contribui para o desenvolvimento de cidadãos críticos e reflexivos sobre a realidade em que vivem. Ela se estrutura em três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.

Na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a relação entre a Universidade e a sociedade é viabilizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) que realiza a aproximação, a integração e a parceria da universidade com a comunidade, oferecendo suporte técnico e material aos projetos de extensão da instituição.

A Extensão na UEMA é promovida pelo Coordenação de Extensão da PROEXAE que promove o desenvolvimento social, fomenta projetos e programas de extensão e levam em conta os saberes e fazeres populares para garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

PROGRAMAS DE EXTENSÃO DA UEMA

Tem o objetivo de incentivar a participação de professores e alunos nas atividades de extensão desenvolvidas na instituição, contribuir para a formação profissional do estudante de graduação, numa perspectiva crítica de inclusão social e diversidade e possibilitar a socialização do conhecimento, incentivando a adoção de tecnologias. O público-alvo são os professores efetivos do quadro da UEMA e os alunos regularmente matriculados (presencial e a distância).

Tem como resultado alcançado o desenvolvimento de 250 projetos de extensão nos municípios maranhenses em 2019, e 1234 projetos entre os anos de 2014-2019.

Desenvolve projetos de extensão nos trinta municípios de menor IDH, como ação articulada ao Plano Mais IDH, do Governo do Estado do Maranhão. O público-alvo é composto por professores efetivos do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância).

O resultado alcançado é o desenvolvimento de 50 projetos de extensão nos municípios de menor IDH no Maranhão em 2019, e 92 projetos entre os anos de 2016-2019.

Busca apoiar projetos de extensão universitária voltados a ações para o desenvolvimento integral de crianças na Primeira Infância e contribuir para a formação profissional do estudante de graduação no âmbito da Primeira Infância. O público-alvo se compõe de professores efetivos do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância).

O resultado alcançado é o desenvolvimento de 30 projetos de extensão em 2019, e 60 projetos entre os anos de 2017-2019.

Objetiva incentivar a participação de professores e alunos nas atividades de extensão desenvolvidas na instituição, contribuir para a formação profissional do estudante de graduação, numa perspectiva crítica de inclusão social e diversidade e possibilitar a socialização do conhecimento, incentivando a adoção de tecnologias. O público-alvo é composto por professores seletivados/substitutos do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância).

Tem como resultado alcançado o desenvolvimento de 42 projetos entre os anos de 2017-2018.

Visa incentivar a participação de professores e alunos nas atividades de extensão desenvolvidas na instituição, contribuir para a formação profissional do estudante de graduação, numa perspectiva crítica de inclusão social e diversidade e possibilitar a socialização do conhecimento, incentivando a adoção de tecnologias. O público-alvo é composto de professor efetivo, substituto, seletivado, tutor do ensino à distância ou técnico-administrativo do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância). O Edital será lançado em 2019.

Busca promover a aproximação e discursão da universidade com a sociedade, fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da Universidade: extensão, ensino e pesquisa; proporcionar a discussão de temas que incentivem o envolvimento de alunos e professores da instituição em projetos de extensão; possibilitar a socialização de conhecimentos obtidos, por alunos e professores dos diferentes cursos da UEMA e divulgar os trabalhos de extensão dos cursos da UEMA em escolas do ensino médio. O público-alvo são os professores: efetivo, substituto, seletivado, tutor do ensino à distância ou técnico-administrativo do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância). O programa será institucionalizado em 2019.

Tem o objetivo de divulgar ações de extensão, principalmente os produzidos pelos profissionais da UEMA. O público-alvo é composto por professor efetivo, substituto, seletivado, tutor do ensino à distância ou técnico-administrativo do quadro da UEMA e alunos regularmente matriculados (presencial e a distância).

Tem como resultado alcançado 3 edições e 40 trabalhos entre 2017 e 2019.

Por: Karla Almeida

Arte: Carlos Augusto