Hospital Veterinário da UEMA realiza Ação Social no Shoping Pátio Norte

Por em 16 de julho de 2019

IMG_20190714_155412532No último final de semana, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Hospital Veterinário da UEMA (HVU), realizou, no Estacionamento do Shoping Pátio Norte-Maiobão, mais uma Ação Social, que deu origem à castração e vacinação de Cães e Gatos, com importante participação da comunidade do entorno.

O evento contou com a contribuição de médicos e alunos do Curso de Medicina Veterinária, movimentados pelo Castramóvel da universidade, que possibilitou uma prestação de serviço gratuito em cães e gatos com uma tecnologia de alto nível.IMG_9390

Nos dois dias (sábado e domingo) foram realizados mais de 340 procedimentos, sendo vacinados 41 gatos contra raiva e castrados 30 gatos machos, isso no sábado (13), e no domingo (14), foram 250 vacinas em cães contra raiva e cinomose, além de 20 castrações em cães machos.

A ação teve como coordenador o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, acompanhado dos professores do Curso de Medicina Veterinária, Nordman Wall, José Ribamar Júnior e Luiz Carlos Rêgo. Conforme explica Arnodson, a iniciativa da ação surgiu da direção do HVU, com o aval da administração superior e participação também dos alunos, o apoio do deputado estadual Duarte Júnior, bem como a presença do vereador de São Luís, Ricardo Diniz.IMG_9462

“O principal objetivo do evento foi contemplar os moradores do Maiobão e região”, disse Arnodson. Ele acrescentou, ainda, que no projeto estava previsto o sábado para desenvolver as atividades com os cães e o domingo com os gatos. “A ação foi realizada com sucesso”, conclui o professor.

Segundo o deputado Duarte Júnior, o Castramóvel tem desenvolvido um trabalho fundamental e exercido uma função social muito grande. “A UEMA está ajudando nosso estado e nossa cidade no controle da zoonose. A pesar de não ser sua responsabilidade, a universidade tem avançado nesse serviço, garantindo cada vez mais o direito a esses pequenos animais que a nossa população tanto estima, que são os cães e os gatos”, declara o deputado.

Para o vereador Ricardo Diniz, que prestigiou a Ação, o equipamento (Castramóvel), tem sido de grande importância para as pessoas que não têm recursos para pagar o tratamento do seu animal na rede privada. “O Castramóvel está fazendo um grande trabalho de natalidade e vacinação, deslocando-se até às pessoas que necessitam. Eu quero parabenizar a UEMA e, mais precisamente, o Curso de Medicina Veterinária, por esta iniciativa. Estamos à disposição na Câmara de São Luís para dá o apoio para que este equipamento continue funcionando com eficiência”, disse o vereador.IMG_9430

Para a aluna Thiara Lamary, do 6º período de Medicina Veterinária, o Castramóvel chegou à UEMA para a implantação de um trabalho de grande relevância no campo profissional da medicina veterinária. “Ele nos possibilita, na prática, o que agente aprende em sala de aula. Procedimentos, como triagem e vacinação, isso parece simples, mas nos traz a devida experiência que precisamos ter”, esclarece a estudante.

O Castramóvel pela sua importância social leva assistência até à pessoa que tem dificuldade de transportar o seu animal ao médico veterinário. O equipamento é composto de um centro cirúrgico, uma sala de anestesia, um aparelho de anestesia e um monitor cardíaco, entre outros itens. O Castramóvel, pelo seu aspecto de mobilidade, aproxima o profissional da medicina veterinária das comunidades mais carentes.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Fabio Abreu