Programa de Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca da Uema desenvolve projeto na APA da Baixada Maranhense


Por em 1 de julho de 2019



WhatsApp Image 2019-07-01 at 05.15.50Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) realizaram atividades referentes ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD Amazônia) nos municípios de São João Batista e Viana.

As atividades foram realizadas pelos mestrandos Janderson Bruzaca Gomes e Manoel Cleber Sampaio Silva; Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento (Técnica do Laboratório de Microbiologia/Mestre em Recursos Aquáticos e Pesca) e Josielma dos Santos Silva (Técnica de nível superior e Mestre em Recursos Aquáticos e Pesca), Tiago de Moraes Lenz  (Professor do IFMA) e discentes do IFMA do município de Viana.

WhatsApp Image 2019-07-01 at 05.13.19As atividades nos municípios são referentes ao projeto “Abordagem integrada de diferentes metodologias para avaliação da sanidade de peixes em ecossistemas aquáticos”, que visa promover a consolidação dos programas de Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP nível 3) e de Biologia Ambiental (PPG-BA nível 4) das regiões Nordeste e Norte, respectivamente; através da cooperação com o programa de Aquicultura (PPG-AQUI nível 6, da Universidade Federal de Santa Catarina).

A ação inicial foi realizada em dois municípios da Baixada Maranhense. Em São João Batista, nos dias 25 e 26 de junho em uma piscicultura e Lago do Coqueiro, no qual foram realizadas coletas de peixes (material biológico) para análise e diagnóstico ambiental dos locais. Após a coleta em São João Batista a equipe se deslocou para a cidade de Viana, na qual coletaram peixes de importância comercial no principal lago da cidade.

O conhecimento adquirido nesta pesquisa poderá ser usado em estratégias de integração, políticas e programas institucionais com o objetivo de sustentar, manter e restaurar áreas protegidas, e para a avaliação da qualidade do habitat e da sanidade da ictiofauna nativa inseridas na APA da Baixada Maranhense.



Últimas Postagens