PROGRAMA MAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Por em 29 de julho de 2019

Mais-Extensão-mais-IDHUEMA na luta pelo melhor desenvolvimento do Estado do Maranhão

O Programa Institucional Mais Extensão Universitária é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) articulado com as ações do Plano Mais IDH, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, do Governo do Estado do Maranhão, como forma de fomento  às ações extensionistas da UEMA, para proporcionar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos trinta municípios de menor IDH do Maranhão

As ações têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

A primeira edição do Mais Extensão, de Edital n° 007/2015-UEMA/PROEXAE, teve ações realizadas no período de julho de 2016 a março de 2018. Foram executados 42 projetos com 41 coordenadores e cerca de 181 alunos extensionista envolvidos nas ações, com atuação em 3 eixos temáticos: 1.Educação; 2. Saúde; e 3.  Produção e Renda. O programa impactou um público de aproximadamente 31.965.

Nesta nova edição do Mais Extensão, n° 2018-2020, Edital n° 02/2018 – PROEXAE/UEMA, estão sendo executados 49 projetos com ações iniciadas em agosto de 2018 e que seguirão até julho de 2020, em 23 municípios de menor IDH. Envolve 11 Centros e atua em consonância com as linhas de extensão do Plano Mais IDH em cinco de seus respectivos subeixos: 1. Educação; 2. Produção e Renda; 3. Saúde e Saneamento; 4. Infraestrutura; e 5. Cidadania, Gestão e Participação Popular.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, a ideia sempre foi poder contribuir para a transformação do Estado. “A UEMA, como toda universidade, deve se ocupar da vanguarda, da agenda de pensar o futuro, porém não pode se abster das questões do agora, do hoje, do enfrentamento das dificuldades do povo do Maranhão que sustenta essa universidade”, destaca o Reitor.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, a UEMA chega mais próximo da população por meio do Programa Mais Extensão, isso ocorre através do esforço dos professores e alunos que dedicam-se arduamente a esse projeto.

Por: Karla Almeida