Revista Outros Tempos lança dossiê sobre História Antiga e Contemporaneidade


Por em 22 de julho de 2019



Sem título

A Revista Outros Tempos, do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), publicou nova edição (v. 16, n. 28) com o dossiê História Antiga pra quê? Questões antigas para problemas contemporâneos, sob a organização da professora Ana Lívia Bomfim Vieira. A publicação reúne importantes pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, com produções dedicadas ao tema do dossiê.

O mais recente número da Revista Outros Tempos traz, pela primeira vez, um dossiê sobre história da Antiguidade, cujo desafio aos pesquisadores da área era refletir não somente sobre a importância dos estudos em História Antiga no Brasil, mas, sobretudo, como as pesquisas em Antiguidade podem dialogar com questões e problemas considerados contemporâneos.

A organizadora do dossiê, Ana Lívia Bomfim Vieira, destacou que convidou especialistas para pensar a “contemporaneidade” da Antiguidade e propor alguns eixos de reflexão, como as relações, interações culturais e circulação de população, religiosidades e conflitos, papéis sociais de gênero, entre outros, de forma mais ampla possível.

Além do dossiê, o volume também conta com uma seção de artigos livres, que aborda temas variados, uma resenha, um estudo de caso e uma entrevista exclusiva com o Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para conferir a atual edição da revista Outros Tempos, acesse: www.outrostempos.uema.br



Últimas Postagens