Uema avança na construção do Ginásio Poliesportivo

Por em 12 de julho de 2019

quadra poli (3)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) avança nas obras do Ginásio Poliesportivo no Campus Paulo VI, apesar da crise que o país está passando. O contrato de execução para construção do espaço foi assinado com a Caixa Econômica, no valor de R$ 975 mil. Um investimento de R$ 3.134.817,85, sendo R$ 975 mil assegurado por meio de uma Emenda Parlamentar individual do deputado federal Hildo Rocha.

Com uma área de 2.097,84m², a quadra contará com dimensões oficiais para prática desportiva de futsal, basquete e vôlei, com 800m² somente de área de quadra e com arquibancada para aproximadamente 600 expectadores, contemplando vagas para pessoas com mobilidade reduzida. E vem somar com as demais instalações existentes para a prática esportiva da comunidade acadêmica.

Além disso, possui vestiários masculinos e femininos em uma área de aproximadamente 135m² com banheiros, chuveiros e armários, além de banheiros adaptados para garantir a acessibilidade a todos que frequentam.

De acordo com o vice-reitor Walter Canales, a obra é muito importante para a Universidade, pois contempla uma reivindicação antiga dos nossos alunos ligados aos mais variados esportes e, principalmente, depois de que o nosso Centro de Convenções, que era usado como quadra, foi inabilitado. “Então, que os nossos esportistas fiquem com as esperanças bem acesas, porque em breve teremos um local, onde a prática de vários esportes poderão ser feitas dentro do nosso Campus e, quiçá, em breve, serão realizados os primeiros jogos da UEMA, efetivamente, feitos dentro da Universidade, e em condições adequadas para quem pratica os esportes e para quem assiste os nossos atletas”, disse ele.

quadra poli (4)

Conforme apontou a pró-reitora de Infraestrutura, Fabíola de Oliveira,”com certeza, nossa comunidade está muito feliz com este empreendimento que, certamente, povoará o nosso Campus com mais um espaço de prática esportiva e de integração universitária. Estamos fechando um pacote para os alunos, com o objetivo de lhes oferecer uma melhor qualidade de vida no curso e, também, para que formemos profissionais bem capacitados em todos os aspectos”.

A construção da quadra tem dois papeis fundamentais. O primeiro é trazer o aluno para vivenciar a instituição, como a sua própria casa. O segundo, não basta esse aluno ter só a formação acadêmica, ele precisa ter qualidade de vida. “Isso faz parte do viver humano, o que é extremamente importante”, frisou a pró-reitora.

Com a construção do Ginásio Poliesportivo a administração superior coloca a Uema no patamar das grandes universidades por entender as atividades físicas como um bem comum, patrimônio de todos. “Gostaríamos de parabenizar o Prof. Gustavo que mesmo diante de crise (contingenciamento) consolida um anseio de décadas da comunidade universitária por instalações físicas motivadoras,  valorizando a prática sistemática das atividades físicas como instrumentos da melhoria da qualidade de vida, com a promoção da saúde, maior integração e a competição”, destacou o Coordenador do Núcleo de Esportes e Lazer da Uema, Prof.José Nilson de Andrade.

Ele, ainda, complementou: “Com certeza, nossos discentes/atletas, terão oportunidade de vivenciar mais a união entre educação e esporte. Teremos grande estímulo para promoção de vários eventos esportivos, fortalecendo as nossas equipes para muito mais conquistas, evidenciando o esporte educacional como ferramenta de transformação da UEMA, consequentemente do Maranhão”.

A obra tem prazo de conclusão no primeiro semestre de 2020, objetivando uma maior integração com a comunidade universitária.

Por Paula Lima