UEMA discute parceria para revitalização do meliponário da Vale

Por em 26 de julho de 2019

IMG_5167A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Empresa Vale reuniram-se ontem (25) no Campus Paulo VI.O objetivo é firmar mais uma parceria no projeto voltado para estudos de análise da paisagem na região da Vale, manejo e análises química do mel em meliponários instalados na área da Empresa e asism obter dados de sustentabilidade ambiental.

Para o Prof. Dr. José de Ribamar Silva Barros, coordenador do projeto, a parceria vai permitir que se faça o mapeamento da área da Vale para se obter o uso e ocupação da terra, inserir rainhas de melíponas de outras localidades para aumentar a variabilidade genética da população.

“O estudo também permite realizar analises microbiológicas no mel para se obter parâmetros de qualidade, viabilizar projetos de plantio de plantas nativas principalmente nas áreas de vegetação inicial e assim realizar a reestruturação vegetal na área próxima aos meliponários, possibilitando assim o aumento da capacidade do habitat”, conclui o coordenador.

A Vale pretende estender a parceria com a UEMA para o desenvolvimento do orquidário, através dos projetos de pesquisa realizados pela Universidade.

Por :Priscila Abreu

Fotos:Priscila Abreu