UEMA realiza I Workshop de Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Por em 3 de julho de 2019

liderança1

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou nesta última terça-feira (02), o I Workshop de liderança e desenvolvimento de equipes.

Com o tema “O processo da liderança na gestão universitária”, o evento marca o início do Programa de Formação de Gestores, que foi formulado com base no levantamento de necessidades de treinamento realizado entre os meses de março e maio de 2019, no âmbito da Universidade.

O evento tem como objetivo sensibilizar os gestores sobre a importância da liderança na gestão universitária, além de apresentar o programa de formação de gestores da instituição.

“Nosso intuito é abordar temáticas junto aos gestores que possibilitem o desenvolvimento deles enquanto gestores nos vários campi e coordenações dentro da universidade. Tudo para que possam ampliar o conhecimento e operacionalizar melhor o cargo que ocupam. Esse curso tem todos os subsídios que nós como gestores precisamos ter e vem somar com aquilo que nós já sabemos”, afirmou o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos da Silva.
Durante o evento foram abordados temas como o trabalho do gestor, os papeis gerenciais, desafios da gestão universitária e referencial de governança.

O I Workshop de liderança e desenvolvimento de equipes teve como palestrante o doutor em Psicologia Adriano Lemos. Gestor de empresas por mais de 20 anos, Lemos tem experiência na área de psicologia organizacional e do trabalho. Adriano Lemos, destacou que a gestão é uma prática, uma experiência que vai sendo construída ao longo do tempo e falou sobre a importância da universidade em promover esse tipo de treinamento para seus gestores.

“É fundamental, a universidade pelo tamanho, missão e importância que tem, não pode se dá ao luxo de ter em seu corpo diretivo, acadêmico e administrativo funcionando sem algum grau de preparação, e treinar pessoas é apoia-las para que façam seu trabalho da melhor maneira possível. As responsabilidades e consequências do trabalho nesse campo são bem significativas, então uma iniciativa como essa de você começar um treinamento de gestores na universidade é fundamental é fantástica, e muito bem vinda”, disse Lemos.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa