I Encontro de Pesquisa e Divulgação Científica no Ensino da Física é realizado no Campus Caxias

Por em 26 de agosto de 2019

_MG_7685Na sexta-feira, dia 23 de agosto, foi realizado no Auditório Leôncio Magno e algumas salas do Campus Caxias, o I Encontro de Pesquisa no Ensino de Física. As atividades foram desenvolvidas por alunos e professores do Curso de Física da instituição.

O objetivo foi mostrar à comunidade acadêmica as ações que o LABMAT (Laboratório de Materiais e Divulgação Científica) realiza. “Também visamos mostrar o que esses alunos produzem em relação à pesquisa (sobre o babaçu e a oxidação, por exemplo) em prol da melhoria do ensino da Física e da divulgação científica, com o Teatro Científico”, explicou a Professora Olívia Aragão Diniz, coordenadora do Encontro.

A programação teve início com uma palestra da Profa. Dra. Maria de Fátima Salgado sobre os dez anos do Laboratório de Materiais e Divulgação Científica. Em frente ao auditório foram apresentados trabalhos de Iniciação científica desse laboratório, como “Oxidação do aço inoxidável ferrítico”; “Produção de carvão vegetal e carvão ativado em um forno micro-ondas modificado” e “Produção de carvão ativado na ativação dos agentes químicos”.

_MG_7734Também houve uma mostra de experimentos de baixo custo sobre Termodinâmica, Óptica, Eletricidade e Eletromagnetismo, entre outros, e os Minicursos “Experimentos de Física”, com o Prof. Esp. Júlio da Silva Santos e “Coeficiente de Atrito”, com o Prof. Dr. Ediomar Costa Serra.

“Estamos trabalhando com Teatro Científico na UEMA desde 2009, com o 1º projeto. Em 2010 participamos, em Fortaleza, do I Encontro de Teatro Científico, feito entre universidades. Para nós era o 1º mas para os outros já era o 4º.  E começamos com o Teatro em Caxias. O objetivo é facilitar a aprendizagem da Física, mostrar que há vários aspectos da disciplina que podem ser aprendidos sem a tortura do cálculo, sem o estresse. Por meio dele também conhecemos a vida dos cientistas, entender que eles são pessoas normais. Escrevemos peças sobre eles, e mostramos experimentos – temos mais de 30 escritas. Abordamos a evolução histórica da Física e a vida dos cientistas num trabalho chamado “Dança do Universo”. Os textos são feitos pelos estudantes. Neste ano a equipe do Teatro vai participar do encontro no Paraná, em setembro. A peça que encenarão lá se chama ‘Dona Física nas Ondas do Rádio’.  Foi escrita pela professora e coordenadora do evento, Olívia Aragão Diniz, e tem sua estreia hoje”, destacou  a Professora Maria de Fátima Salgado.

O Teatro Científico foi iniciado na UEMA pela Professora Maria de Fátima e pelo Professor Eliseu Arruda, do Curso de Letras. Em razão disso, o nome escolhido para o grupo que encena as peças foi “Grupo Teatral Letra Fisic”. Muitas peças foram elaboradas em parceria com alunos da Educação Básica, como os das Escolas Eugênio Barros, Inácio Passarinho, Aluísio Azevêdo, Thales Ribeiro, João Lisboa e Antônio Bayma. No evento também foram apresentados experimentos – a maioria confeccionados pelos alunos.

O acadêmico de Física Evaldo Barros de Araújo, do 8º Período, falou sobre as ações: “A aplicação do Teatro Científico é uma forma criativa de ensinar conhecimento científico. Hoje, quem entra no Ensino Médio sente certa insegurança por achar que a Física é muito complicada. Mas, com esforço, percebe-se que não é tão difícil quanto se pensa. A Física faz parte de nosso cotidiano e aqui temos um jeito simples de aprendê-la. Com o Teatro Científico há dinâmica, criatividade. Isso é cativante, atrai a atenção do público, quebrando um tabu. Temos que pensar além dos nossos medos, e o teatro mostra isso aqui na UEMA”, elogiou.

Por Emanuel Pereira