III DIA DE CAMPO EM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA DA UEMA E EMBRAPA

Por em 7 de agosto de 2019

WhatsApp Image 2019-08-06 at 22.02.52Na próxima sexta-feira (09) acontecerá, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) que fica na Fazenda Muniz em Pindaré-Mirim-MA, o III Dia de campo sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF.

O evento será realizado pela Embrapa Cocais em parceiria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e, conta também, com apoio do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Banco da Amazônia, Rede ILPF, FAPEMA, CNPq, SENAR e SAGRIMA, além do grupo de empresas privadas parceiras, que colaboram para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a região.

A URT mostrará, em quatro estações cientificas e comerciais, as alternativas para o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária da microrregião de Pindaré-Mirim, no estado do Maranhão.

O III Dia de campo é direcionado a agricultores, pecuaristas, técnicos, comerciantes, estudantes das ciências agrárias e formadores de opinião. Entre os temas a serem tratados estão: “ILPF como alternativa para recuperação de pastagens degradadas”; “Inovações no manejo de pastagens”, “Estratégias de manejo de plantas espontâneas em pastagens” e “Manejo nutricional de bovinos de corte”.

O objetivo é mostrar os resultados das pesquisas realizadas na URT, bem como a viabilidade técnica e econômica da criação de bovinos de corte em sistema ILPF na região.

“Estamos entrando no quinto ano de parceria UEMA e EMBRAPA e os bons resultados alcançados são perceptíveis não apenas na publicação de artigos com alto fator de impacto e capacitação de alunos de graduação e pós graduação, mas, sobretudo na otimização de recursos produtivos e aumento da renda do produtor. A recuperação de pastagem degradadas e a redução das emissões de gases do efeito estufa são alguns dos compromissos ambientais firmados pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mundanças Climáticas, em 2018. E o Maranhão está fazendo sua parte”, destacou Luciano Muniz, professor da UEMA e coordenador do dia de campo.

“O sucesso do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio de parcerias interinstitucionais, tem nos possibilitado realizar Dias de Campo na URT de ILPF de Pindaré-Mirim. Esse será o terceiro evento na URT, o que nos permite passar aos produtores e técnicos os resultados alcançados, além de discutir as técnicas e benefícios dos Sistemas ILPF para o aumento de produtividade, lucratividade e melhoria do solo. Percebe-se que com o aumento da produtividade nas áreas de pastagem degradadas, não há necessidade de abertura de novas áreas de floresta para implantar a atividade agropecuária. Com a ILPF, é possível produzir mais sem causar danos ao meio ambiente”, afirma o pesquisador Joaquim Costa, da Embrapa Cocais.

Um pouco sobre o sistema ILPF e o plano ABC

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta é uma estratégia de produção que pode integrar diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. É possível fazer em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Em 2018, o Brasil assumiu, na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), o compromisso de reduzir 37% (trinta e sete por cento) das emissões de gases do efeito estufa (GEE) até o ano de 2025 e uma redução de 43% (quarenta e três por cento) até o ano de 2030, em comparação ao que o País emitiu, no ano base, para os cálculos, em 2005. Para alcançar essa meta, comprometeu-se em fortalecer o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), o qual contempla a recuperação de pastagens degradadas e a adoção de sistemas integrados de produção como medida mitigatória, dentre os quais serão inseridos a restauração adicional de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e incremento de 5 milhões de hectares de sistemas de integração Lavoura Pecuária Floresta.