Mais de 400 alunos da UEMA colam grau em São Luís

Por em 26 de agosto de 2019

DSC_0199A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite do último sábado (24), a solenidade de colação de grau. Foram cerca de 500 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, oriundos de 26 cursos de graduação da Universidade.

A formanda Janice Machado Neves, do curso de História, foi a oradora oficial dos concludentes da noite e disse: “Em tempos em que a mentira nos é colocada como verdade e a verdade como mentira, nossa experiências são histórias verdadeiras que são compartilhadas e se tornam exemplos para outras pessoas de sonhos que ainda podem ser realizados. Sonhos que dão esperança nesse momento de futuro incerto. Hoje, entramos para uma lista privilegiada, e nossos desafios se multiplicam. O mundo lá fora não está fácil, mas hoje merecemos a glória e admiração daqueles que nos acompanharam até aqui”.

DSC_0111A paraninfa da noite, professora Vanessa Santos Martins, do curso de Pedagogia, representou todos os paraninfos dos demais cursos e mencionou a felicidade de compartilhar esse momento único e solene. “Estamos reunidos hoje aqui para escrevermos mais uma página da história da UEMA. Representando aqui todos os professores, posso afirmar que fizemos do nosso trabalho uma grande paixão, lutando brava e diuturnamente com a esperança e entusiasmo para que a Universidade cumpra sua missão, a excelência acadêmica na docência”.

Em seu discurso, o reitor Gustavo Pereira da Costa destacou que o momento da outorga de grau é um momento de renovação, pois a Universidade Estadual do Maranhão devolve hoje para a sociedade novos profissionais. “O dia de hoje é uma oportunidade de a UEMA reafirmar o compromisso e sua missão de produção do conhecimento. O nosso espírito é um espírito de luta, de sobrevivência, de resistência, usamos as armas do bem e a principal delas estamos celebrando esta noite que é o conhecimento. O conhecimento que ilumina da escuridão, que aponta o caminho. Hoje, encerrando esse ciclo de vida, as vésperas do mercado de trabalho, estão todos imbuídos de novos sonhos. Desejo a vocês o que há de melhor, que possam se orgulhar sempre de terem pertencido a esta instituição, busquem as suas felicidades, porque, formandos e formandas, vocês não são o futuro, vocês são o presente, por serem o presente são as nossas esperanças”.

DSC_0077O concludente Marcos Antônio Pinheiro, do curso de Engenharia Mecânica, foi o juramentista oficial da solenidade. E o Mérito Acadêmico foi concedido as formandas: Arianny Darc Campelo Ferreira, do CFO Bombeiro Militar (1º lugar); Nayr Helena Botão Martins, do curso de Arquitetura e Urbanismo (2º lugar); Letícia Riselle de Sousa Medeiros, do curso de Geografia Bacharelado (3º lugar).

O título é concedido a alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação, e em reconhecimento ao seu desempenho em prol do estudo e atividades acadêmicas.

A mesa diretora da cerimônia foi composta pelo reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; pelo vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; pelos pró-reitores, Antônio Roberto Coelho Serra (Pró-Reitor de Planejamento e Administração), Zafira da Silva de Almeida (Pró-Reitora de Graduação), Rita Maria de Seabra Nogueira (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação), José Rômulo Travassos da Silva (Pró-Reitor de Gestão de Pessoas), Fabiola de Oliveira (Pró-Reitora de Infraestrutura). Pelos diretores de Centro, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho (CECEN), Nicodemos Araújo Costa (CCSA), Ana Maria Silva (CCA), Fernando Lima (CCT) e pela coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho