O Núcleo Geoambiental da UEMA participa de reunião para reestruturação do Programa Garantia Safra


Por em 28 de agosto de 2019



Foto_Agerp (1)Nesta quinta-feira (22/08) encerrou-se a reunião regional do Programa Garantia Safra. O Evento aconteceu na sede da AGERP, reunindo representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, da UEMA, FAMEM, FETAEMA, MST, SAGRIMA, SEMA, IBGE e IMESC.

O Garantia Safra é um Programa do Governo Federal que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, em caso de perda da safra agrícola devido aos fenômenos das secas ou das chuvas excessivas. O diretor do departamento de Gestão de Riscos do MAPA, Pedro Loyola falou do objetivo da reunião “A ideia é que tudo seja aperfeiçoado, por isso é necessário que ouçamos as bases dos Estados”. Além dele, estiveram presentes à reunião o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Júlio Cesar Mendonça, a presidente da AGERP, Loroana Santana, o secretário de Agricultura Familiar do Piauí, Herbet Buenos Aires, o coordenador geral do seguro da Agricultura Familiar do MAPA, José Carlos Mercês, o coordenador do Garantia Safra no Ceará, José Arimatéia Gonçalves.

A UEMA esteve representada pelo Núcleo Geoambiental (NUGEO), através de seu gerente, Jucivan Ribeiro Lopes, pelo chefe do Laboratório de Meteorologia, Gunter de Azevedo Reschke, pelo Meteorologista Carlos Márcio de Aquino Elói e pelo Meteorologista, prof. Ronaldo Haroldo Nascimento de Menezes, do Departamento de Engenharia Rural.

A participação da UEMA decorreu de uma demanda técnica formulada pela AGERP ao CCA, em virtude da necessidade da criação e monitoramento de indicadores que apontem a ocorrência e o grau da deficiência ou do excesso hídricos, implicando em perdas para a agricultura familiar. A participação do NUGEO ocorreu de forma objetiva, demonstrando haver total capacidade técnica setorial para apoiar na elaboração e no monitoramento desses indicadores. Todavia, apontou-se para a necessidade de se melhorar a rede de monitoramento automático do clima do estado do Maranhão. Para o Gerente do NUGEO, Jucivan Ribeiro, “este fato representará ao NUGEO não apenas atender a esta demanda, como também, possibilitará uma maior e melhorar prestação de serviços à sociedade, ao Governo e à iniciativa privada a partir de informações meteorológicas”.

Outros instrumentos técnicos de grande valia no apoio ao Programa Garantia Safra, são: o Zoneamento Agropecuário do Maranhão (ZAMA) e o Monitor de Secas para o Nordeste do Brasil (MSNE). Essas são tecnologias que em curto prazo irão contribuir significativamente para um melhor desempenho da agropecuária estadual.

Esta reunião faz parte do debate técnico para a reestruturação do Programa Garantia Safra, podendo atender todos os municípios maranhenses. Os encaminhamentos e diretrizes locais serão encaminhados para serem analisadas pela Coordenação Nacional do Programa em Brasília.



Últimas Postagens