Professores e alunos do IFMA visitam Meliponário Warwyck Estevam Kerr da UEMA

Por em 30 de agosto de 2019

WhatsApp Image 2019-08-29 at 17.34.02 (1)Professores e alunos do 6º período do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFMA/Maracanã visitaram, nesta quinta (29/08), o Meliponário Warwyck Estevam Kerr da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI. Na ocasião, puderam conhecer mais sobre a criação, manejo, genética e biologia das abelhas, assim como as pesquisas realizadas na área.

“Foi uma oportunidade de conhecerem mais sobre a meliponicultura. Esse meliponário é composto de 60 colmeias, com abelha tiúba (Melipona fasciculata)Os alunos do IFMA trabalham principalmente com mel e pólen, que é um alimento. Então, eles vieram para conhecer o nosso meliponário, laboratório de genética e entender um pouco dessa biologia, manejo e as pesquisas executadas aqui”, explicou o Prof.Dr. José de Ribamar Barros, Chefe do Laboratório de Genética e Biologia Molecular Warwick Estevam Kerr (LabWick) e doutor em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, tendo vasta experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento Genético de Abelhas, atuando nos temas: meliponicultura e meliponicultura migratória, mel, abelha tiúba, genética e melhoramento de abelhas.

O professor, ainda, complementou: “Importante essa parceria não só com o IFMA, mas com outras instituições. E o IFMA tem sido parceiro nosso em outras áreas também. E nessa troca de conhecimento só temos a ganhar”.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 17.34.02 (2)“Uma das disciplinas dos alunos é Tecnologia de Produtos Apícolas. Estamos nos últimos períodos e a ênfase de todas as tecnologias não é exatamente manejo, mas eles precisam ter uma noção básica e sólida de manejo. Então, foi muito providencial a visita à UEMA exatamente porque eles passam a ter essa noção geral e bem assertiva, porque isso tem um impacto na qualidade dos produtos. Então, tecnologia de manejo e de processamento estão diretamente relacionados. A qualidade de um produto é gerada na produção. A tecnologia não vai imprimir qualidade nenhuma se na produção essa qualidade não for garantida. Por isso, a importância da visita, ter essa noção”, destacou a Profa.Dra. Rackel Torquato, que acompanhou os alunos durante a visita.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 17.34.02 (3)Para a aluna Aquila Serejo, “a visita foi muito interessante. Conseguimos aprender muito sobre as abelhas, variedades existentes aqui no Maranhão, a diferença entre elas e o potencial de exploração, além do cultivo delas. Adoramos o Laboratório de Genética, a estrutura é excelente, a disponibilidade de recursos, equipamentos e os experimentos que são desenvolvidos”.

Sobre a Abelha Tiúba – A Melipona fasciculata, popularmente conhecida como Abelha Tiúba, ocupa um lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para a produção de mel no Brasil. É criada em quase todo o Estado do Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, e representa um importante papel econômico como fonte de renda e qualidade de vida para agricultores e familiares.

Texto e Fotos: Paula Lima