II Seminário de Formação de Professores inicia amanhã

Por em 1 de agosto de 2019

Professora Regina Célia_Abertura I Seminário_2018

Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Regina Célia, fala durante abertura do 1º Seminário de Formação de Professores

Edição 2019 contará com todos os 28 polos do programa para discutir desafios e perspectivas na formação de docentes

O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará, entre os dias 2 e 4 de agosto, o II Seminário de Formação de Professores, no Campus Paulo VI, em São Luís.

A abertura do Seminário acontecerá na área livre em frente ao Protocolo Geral e contará com a palestra com o tema deste ano “BNCC: formação de professores, desafios e perspectivas”, ministrada pelo Prof. Dr Genylton Odilon Rêgo da Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Serão três dias de com minicursos, mesas-redondas e palestras para um público estimado de 600 pessoas, o dobro recebido na primeira edição.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Ensinar, Professora Regina Célia Pereira, o Seminário visa a integração entre os alunos e a discussão de temas atuais, este ano a Base Nacional Comum Curricular.

“O seminário de formação de professores do Programa Ensinar, tem o objetivo de proporcionar a integração entre os alunos do Programa Ensinar, possibilitando discussão de temas atuais relativos a formação de professores e educação no estado do Maranhão. A programação composta por mesas, apresentações de trabalhos e minicursos, enriquecem a formação dando dinamismo, envolvimento, favorecendo a aprendizagem. Um grande evento está chegando!”, declarou Regina Célia.

O Programa

Criado em outubro de 2016, o Programa Ensinar tem como objetivo a formação de professores para o exercício da docência na Educação Básica, a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

As aulas do Ensinar acontecem sempre aos finais de semana, sábados e domingos, totalizando 20 horas, divididas em 16 horas presenciais e 4 horas de atividades orientadas.

O Ensinar estará presente em mais 28 municípios: Itapecuru Mirim, São Mateus, Colinas, Governador Nunes Freire, Lago da Pedra, Tutóia, Pastos Bons, Santa Inês, Codó, Brejo, Carutapera, Coelho Neto, Anajatuba, Arari, Icatu, Loreto, Paraibano, Pedreiras, Pinheiro, Pirapemas, Presidente Sarney, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Turiaçu, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca; oferecendo nove cursos: Ciências Biológicas Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, História Licenciatura, Física Licenciatura, Geografia Licenciatura, Matemática Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Química Licenciatura e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas.