Projeto de Extensão busca avaliar a acuidade visual em crianças na escola

Por em 29 de agosto de 2019

PIO XIIOs dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), demonstram que 23,9% (45,6 milhões) do total da população brasileira, declaram ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas (motoras, intelectuais, visuais e auditivas) a mais comum foi a visual, atingindo 3,5%, deste, 11% correspondem a população escolar. Além disso, os dados do Informativo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2015), mostram que 12% das crianças nos primeiros anos escolares, apresentam erros de refração com indicação para correção.

Diante dessa realidade, o Programa Institucional para o desenvolvimento na primeira infância – ACOLHER, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vem desenvolvendo o projeto intitulado “Sob um olhar cuidadoso e singular: investigando a acuidade em crianças na escola”, na cidade de Pio XII (MA).

O projeto objetiva avaliar a acuidade visual em crianças na escola, por meio de um teste, com base na Escala de Sinais de Snellen.

O estudo foi desenvolvido em três fases, a primeira fase contou com a construção do material teórico-metodológico, treinamento dos professores e agentes comunitários de saúde, identificação das crianças que apresentam sinais de alerta de problemas visuais e/ou que usam óculos, sensibilização dos pais ou responsáveis e a escolha da população e seleção da amostra. A segunda fase foi composta pelo preparo do local e a aplicação do teste. E a terceira fase correspondeu a análise dos dados.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Acolher em Pio XII (MA), Railda Lima Rodrigues o desenvolvimento da pesquisa sensibilizou as Secretarias de Educação e Saúde para dar continuidade às ações em outras escolas do município e mostrou a importância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), como parceira, para o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para melhorar a saúde ocular de crianças no município.

O projeto tem a coordenação da professora do Campus Bacabal, Railda Lima Rodrigues e conta com a participação da bolsista Milena Rocha da Silva e do voluntário Antônio William Macedo Alves, acadêmicos do 7º período de enfermagem do Campus Bacabal.

Por: Karla Almeida