UEMA e IEMA promovem curso de Robótica Educacional para professores e alunos no Campus Caxias

Por em 19 de agosto de 2019

roboticacaxias1

Foi realizada no último dia 17, no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão, a primeira etapa do curso de Robótica Educacional destinado a professores e que contou também com a presença de estudantes. As aulas, teóricas e práticas, abordaram noções de robótica, montagem e programação.

A professora Joseleide Câmara, do Curso de Biologia da UEMA, uma das coordenadoras do projeto, explica como surgiu a ideia do curso: “Foi a partir de uma parceria entre nós, da UEMA, com profissionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Na UEMA formamos uma equipe interdisciplinar, com professores de Pedagogia, Biologia, Química, Física e Matemática. A nossa ideia inicial é inserir a Robótica, que é uma excelente ferramenta para despertar o interesse dos alunos de qualquer nível de ensino, no nosso currículo. Ela já é uma realidade em nosso município. O mercado de trabalho vai cobrar isso do profissional, por isso ele deve ser preparado agora”, disse.

Da parceria entre os professores das duas instituições surgiu a startup RETECH – Capacitação e Desenvolvimento, que está em fase de consolidação. Seu objetivo é difundir a Robótica Educacional, promovendo uma formação de alta qualidade a baixo custo na Região Leste do Maranhão.

roboticacaxias2Além de buscar a inclusão da robótica no currículo a equipe também se preocupou com quem ainda não ingressou em um curso superior. Resolveram expandir isso na forma de um curso – que é a extensão do projeto. Ele é voltado principalmente para os professores da Educação Básica. A ideia principal é oferecer o curso de forma sequenciada, dividido em quatro módulos, devido ao pouco tempo disponível dos inscritos.

O professor Wanderson Ferreira, do IEMA, que ministrou aulas durante o curso disse: “Somos da equipe da RETECH, empresa especializada no ensino de Robótica Educacional aplicada à sociedade. Trabalhamos com três públicos: estudantes dos Ensinos Básico e Superior e professores que trabalham com essa disciplina nesses dois níveis. E os entusiastas em geral, que acreditam que a Robótica possui solução para algum problema em sua área profissional. É uma área que necessita de profissionais e não podemos deixar Caxias fora dessa evolução, entendendo como a Robótica pode atuar em nossa sociedade. Nossa missão é capacitar as pessoas para o mercado, solucionando problemas, pois estamos em constantes mudanças tecnológicas”, explica.

O estudante João Pedro já fez o curso e fala dos benefícios obtidos: “Esse curso é bom para os alunos e a sociedade porque abre nossa mente. Passamos a ter uma nova percepção da vida em geral, não só sobre o funcionamento das máquinas, mas do cotidiano. Me proporcionou um grande aprendizado”, conclui.

CRONOGRAMA INICIAL
AGOSTO /2019 – Módulo I
OUTUBRO/2019 – Módulos I e II (para aqueles que já fizeram o Módulo I)
NOVEMBRO /2019 – Módulos I, II (para aqueles que já fizeram o Módulo I) e III (para aqueles que já fizeram o Módulo II)
JANEIRO/2020 – Módulos I, II (para aqueles que já fizeram o Módulo I), III (para os que fizeram o Módulo II) e IV (para os que fizeram o módulo III)
FEVEREIRO/2020 – Módulos I, II (para os que fizeram o Módulo I), III (para os que fizeram o Módulo II) e IV (para os que fizeram o Módulo III)
MARÇO/2020 – Feira de Robótica Educacional da Região dos Cocais. Já estarão inscritos nesta feira os que concluírem o Módulo IV, pois a mesma faz parte da carga horária do Módulo.

Por: Emanuel Pereira