UEMA é parceira em projeto de geração de produção e renda em São João do Sóter

Por em 12 de agosto de 2019

01 (1)São João Sóter é um dos trinta municípios que integra o Plano Mais IDH do Governo do Estado do Maranhão. Localizado a 130 de km de Timon, o município tem recebido diversos projetos do Programa Mais Extensão Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Desde 2018, a equipe da UEMA – Campus Timon, tem orientado os gestores da prefeitura do município de São do João do Sóter e os técnicos da Secretaria da Agricultura do Maranhão a melhorar o desempenho do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

Um dos objetivos do PNAE é fortalecer a agricultura familiar do município, com a aquisição de seus produtos para a alimentação escolar. A legislação permite que a prefeitura adquira produtos da agricultura familiar em um processo mais simplificado que favorece a participação desses agricultores. Além disso, a legislação também obriga a prefeitura a usar no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE com aquisições de produtos da agricultura familiar. No entanto, o que foi observado é que essas oportunidades de comercialização não estavam sendo aproveitadas pelos agricultores familiares do município de São João do Sóter.

Durante a realização do projeto, coube à UEMA orientar os técnicos da prefeitura a como conduzir esse processo. “Não se trata de um projeto simples, pois para alcançar os resultados desejados é necessário haver uma articulação entre diversos órgãos do governo, como a Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Comissão Permanente de Licitação – CPL, equipe da Agerp e SAF Mais IDH e Sindicatos dos Produtores Rurais”, explica o coordenador do projeto, professor Romel Pinheiro.

No início de 2018, foi realizado um diagnóstico, e constatou-se que nenhum agricultor familiar do município vendia seus produtos para a alimentação escolar. Também foi observado que os órgãos do município implicados nesse programa dialogavam muito pouco. Além disso, percebeu-se que os agricultores familiares desconheciam as vantagens de comercializar seus produtos nesse programa.

Como resultado da ação da UEMA, na Chamada Pública realizada em fevereiro deste ano, três grupos de produtores do município aprovaram projetos de comercialização de seus produtos no PNAE. “Trata-se de um resultado efetivo de melhoria de renda para essa população rural. É bom para o agricultor e é bom para o município, pois o dinheiro que fica para o agricultor familiar do município circula no próprio município”, destacou Bianca Dias, técnica da equipe da UEMA.

A equipe da UEMA segue colaborando com o município com objetivo de melhorar a participação dos agricultores familiares no PNAE. O projeto “Comprando da Agricultura Familiar” conta com auxílio financeiro e bolsas da UEMA e da FAPEMA. É a UEMA buscando melhorar o IDH dos municípios do Maranhão.