UEMA implanta sistema de segurança no Campus Paulo VI

Por em 8 de agosto de 2019

Em virtude do aumento do número de ocorrências de roubos e furtos no âmbito do Campus Paulo VI, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está implantando câmeras nas áreas externas dos prédios e de circulação, com sistema de controle e monitoramento de imagens. O intuito é garantir maior segurança à comunidade universitária.

“Nosso trabalho tem se destinado ao bem- estar coletivo e a preservação da vida e dos patrimônios particular e público”, explicou o professor Luís Carlos Fonseca, Coordenador de Tecnologia da Informação da UEMA.

Serão instaladas 100 câmeras em todos os prédios do campus, com uma central de monitoramento 24 horas. 70% das câmeras são de alcance de 30 m; 10% de 100 m; 20% de 70 m.

“Trabalhamos na certeza de que estamos intensificando a segurança do campus, com equipamentos de alta tecnologia, que permitem a captura de imagem a grande distância e em alta resolução”, destacou Rafael Cruz, Chefe da Divisão de Infraestrutura e Tecnologia.

Além disso, a Universidade possui parceria com a Polícia Militar, que promove patrulhamento diurno e noturno na área do campus. E, também, inseriu rondas da segurança patrimonial, que fazem o percurso nas vias internas do campus e na fazenda escola.

Houve, também, a redefinição dos portões de acesso de pedestres em todo o perímetro no campus, incluindo medidas de colocação de calçadas e de impedimento de acesso de motocicletas por estes portões.

Tais medidas basearam-se em estudos técnicos realizados pela Divisão de Segurança da Pró-Reitoria de Infraestrutura – PROINFRA, com auxílio da PMMA, que mapeou os locais de maior vulnerabilidade e realizou relatório técnico sobre medidas recomendadas para mitigar as ocorrências de assaltos e outros sinistros.

Por Paula Lima