UEMA realiza abertura do II Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar

Por em 4 de agosto de 2019

IMG_9778Com o objetivo de integrar alunos e docentes, possibilitando a discussão de temas atuais relativos à educação no Estado, a Universidade Estadual do Maranhão, realizou, nesta sexta-feira (2), a abertura do II Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar.

A solenidade de abertura aconteceu na área livre em frente ao Protocolo Geral com a palestra “BNCC: formação de professores, desafios e perspectivas”, ministrada pelo Prof. Dr Genylton Odilon Rêgo da Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante a palestra foram discutidas a importância do BNCC e suas implicações não só na formação dos professores, como também no currículo das redes municipais e estaduais de educação.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, o evento é uma grande oportunidade de reunir os estudantes de todos os polos e professores da UEMA que atuam no programa. “O seminário promove uma ampla reflexão sobre a Base Nacional Curricular e suas implicações, com uma programação vasta que permite a todos os alunos ampliar sua fronteira de conhecimento e aprimorar o seu processo de formação nos cursos escolhidos”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do Programa Ensinar, professora Regina Célia, essa edição tem o objetivo de permitir a troca de experiências e a integração entre os alunos. “ Superamos o número de inscritos da primeira edição do evento e esse ano os alunos terão a oportunidade de apresentar trabalhos e participar de minicursos, palestras que contemplam as nove licenciaturas que o curso oferece. O seminário é um momento importante para discussão de temas atuais relativos à formação de professores e educação no nosso Estado”, concluiu.

A abertura também contou com a apresentação do Boi de Axixá, que alegrou o público presente com suas tradicionais toadas. O seminário, em sua segunda edição, apresenta minicursos, mesas-redondas e palestras para um público estimado em 700 representantes dos 28 municípios, onde o Programa Ensinar é ofertado.

Texto:Priscila Abreu

Fotos: Luís Paulo