UEMA realizará a X Semana de Pedagogia

Por em 22 de agosto de 2019

WhatsApp Image 2019-08-09 at 09.31.52 (1)A Universidade, especialmente os cursos de formação de professores, precisam fazer a leitura dos novos desafios da sociedade do Século XXI e todas as suas problemáticas socioculturais, econômicos e políticos. Diante disso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da direção do curso de Pedagogia Licenciatura do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) realizará, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2019, no prédio dos cursos de Pedagogia, Filosofia e Geografia – Campus Paulo VI, na cidade de São Luís, a X Semana de Pedagogia.

Sendo assim, elaborou-se uma programação que possibilite a reflexão, discussão e construção de novos saberes no que se refere a formação e atuação do professor/pedagogo e de sua relação com a prática docente. O tema proposto para a X Semana de Pedagogia é: “Educação e Sociedade: movimento de aproximações entre universidade e sociedade refletidos no Curso de Pedagogia”.

A submissão dos trabalhos poderá ser realizada até o dia 30 de agosto de 2019, para apresentação na forma de Comunicação oral, por meio do sistema de submissão de trabalhos do evento. A submissão deve ser feita através do link: https://doity.com.br/x-semana-de-pedagogia-da-uema.

As inscrições para participação podem ser realizadas no local do evento (Direção do Curso de Pedagogia com Rafael Matos e/ou Bruna Maciel) ou por meio de pagamento em: https://doity.com.br/x-semana-de-pedagogia-da-uema.

SOBRE O EVENTO

A X Semana de Pedagogia tem como objetivo propiciar oportunidades para socialização e discussão de estudos, pesquisas e experiências, baseadas no diálogo e na perspectiva democrática de construção do conhecimento. Para tanto, o evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos/oficina, rodas de conversa, Grupos de Discussão (GD), webconferências, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, reunindo estudos, pesquisas e práticas diversificadas de estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como de educadores sociais.

A programação contará com a participação de pesquisadores locais e nacionais, além de contar com painéis online distribuídos em Grupos de Discussão (GD) para os professores convidados que não puderem realizar suas palestras presencialmente. Destaca-se, na conferência final, a participação de Ronaldo Linhares, professor Titular do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes, professor – Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, membro de comitê cientifico da Fundação de Apoio à pesquisa e a Inovação Tecnológica do estado de Sergipe, avaliador ad hoc da Fundação de Apoio à pesquisa e a Inovação Tecnológica do estado de Sergipe.

Propõem-se, assim, com a sua realização, integrar estudantes do curso de Pedagogia, das demais licenciaturas da instituição, das instituições de Ensino Superior, tanto pública como privada, presentes no município de São Luís e de outros do Estado do Maranhão, professores da instituição e de outras IES, pesquisadores e comunidade científica, despertando o interesse e incentivar estudos e pesquisas nas diversas temáticas que envolve a área da Educação.

Para mais informações acesse https://rodriguessannya.wixsite.com/semanapedagogia2019

Por: Karla Almeida