Workshop debate papel do engenheiro civil no Centro Histórico

Por em 30 de agosto de 2019

workshopengcivil2

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (29), no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da UEMA, o Workshop de Extensão “Centro Histórico de São Luís sob a ótica do engenheiro”. O evento faz parte do projeto de extensão “Comparando a infraestrutura de engenharia no Centro histórico de São Luís e Ouro Preto”, do bolsista Werdson Campos Torres e de orientação do Vice-Reitor, Walter Canales.

“Nosso projeto de extensão visa levar o aluno de engenharia civil para o centro histórico e avaliar as redes públicas que atendem a população local, como rede de água, elétrica, como é a pavimentação. Assim os alunos levantaram todo o cadastro e analisaram como estava a manutenção. Por fim, fizemos uma comparação do nosso centro histórico com o de Ouro Preto”, explicou sobre Walter Canales.

O Vice-Reitor falou ainda sobre o objetivo do workshop. “O Workshop faz parte dessa atividade de extensão e tem como objetivo mostrar esses resultados para a sociedade e para nossa comunidade acadêmica. Nós fizemos uma ampliação nesse evento e também abordamos a implantação do parque tecnológico no centro histórico e o papel do engenheiro nas obras do centro histórico”, disse Canales.

Além da apresentação do projeto, o evento contou com palestras do Secretário de Estado de Ciência eworkshopengcivil Tecnologia e Inovação, Davi Telles e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O secretário da Secti, Davi Telles falou sobre a implantação do parque tecnológico. “A ideia do parque tecnológico é formar recursos humanos de alta performance para que empresas de bases tecnológicas que possuem déficit na atração de recursos humanos para seus processos produtivos possam vir para o estado. A UEMA é uma parceira muito importante para o parque tecnológico e workshop foi uma oportunidade excelente para dialogar com alunos e professores”, afirmou.

Os representantes do IPHAN, a arquiteta Ana Paula Fogaça e engenheiro Igor Vinicius Noaves falaram sobre a obra de revitalização da Rua Grande e o papel do engenheiro na revitalização do Centro Histórico.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Jonas Sakamoto