Acadêmicos da UEMA e outras instituições apresentam trabalhos de extensão no Campus Caxias

Por em 19 de setembro de 2019

_MG_8314Na tarde de terça (17/09), acadêmicos do Campus Caxias e de outras instituições realizaram apresentações orais de trabalhos de extensão. As ações foram desenvolvidas no Auditório Leôncio Magno e na Sala de reuniões do Campus Caxias e fizeram parte do 40º Encontro das Pró- Reitorias Regionais de Extensão.

A professora Maria Lourdene Paula Costa, chefe do Departamento de Educação, explica: “Dentro desse encontro nós temos o Fórum Integrado de Extensão Universitária da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), da UEMA e do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). Para Caxias foram destinadas 13 comunicações orais (8 de Caxias e 5 de Barra do Corda e Presidente Dutra). São projetos de extensão das três instituições que tratam de Educação e Cultura”.

Segundo Maria Lourdene, a Diretora do Centro, Jordânia Pessoa, solicitou que o Departamento de Educação organizasse as bancas para avaliar os projetos. Cada apresentação teve a duração de 10 minutos e no final houve um debate sobre os assuntos apresentados.

Um dos trabalhos apresentados foi o de Francisca Kelli Nascimento Silva, intitulado “A Contação de História na Educação Infantil”, um trabalho mostrado no PRÉ – JOEX no mês de abril deste ano. “O projeto foi desenvolvido na Escola Nossa Senhora de Assunção, Colégio Professora Isabel Dolores Leão Brito e na Praça Duque de Caxias, em frente à UEMA. A contação de história tem o objetivo de levar para as crianças um momento de aprendizagem, fazendo parte do componente lúdico. A ludicidade é o meio que possibilita que elas se desenvolvam no plano social, emocional e cultural”, disse Francisca.

Márcia Janara, do 5º Período de Pedagogia, que expôs o projeto “De Bate Papo com a Família – do Desenvolvimento da Criança às Metodologias da Educação”, falou: “Ele trata da relação entre família e escola, que é essencial, pois são pilares no primeiro momento da criança na questão da socialização. A família é a sua base e ela tem que sair desse convívio para ingressar na escola infantil, iniciando uma segunda etapa de sua vida”, concluiu.

Uma das integrantes da banca avaliadora, a professora Maria Lúcia Aguiar Teixeira deu sua opinião sobre os trabalhos: “São de grande importância considerando que é um evento acadêmico onde os alunos têm a oportunidade de colocar o que discutiram, o fruto de sua pesquisa – em andamento ou concluída. Isso já é uma prática na UEMA, uma preparação para o trabalho final”.

Para a professora, isso abre diversas vertentes na discussão em temas interessantes como etnia, cultura, aprendizagem, que partem das crianças até pessoas com mais idade e alcançando a comunidade. Isso legitima o tripé em que a universidade está inserida: ensino, pesquisa e extensão.

Entre outros temas abordados podemos citar “Brinquedoteca- Local de Aprendizagem” e “Discutindo Etnia com Crianças da Educação Infantil”.

Por Emanuel Pereira