Alunos da UEMA do Campus Caxias participam de Encontro Teatral no Paraná

Por em 11 de setembro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-11 at 10.50.00A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participa, entre os dias 9 e 12, na cidade de Matinhos, no Paraná, do XIII Encontro de Teatro e Divulgação Científica: Ciência em Cena, com 7 estudantes do Curso de Física do Campus Caxias, sob a coordenação da professora Fátima Salgado.

O evento está sendo promovido pela Universidade Federal do Paraná, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com a presença de diversas universidades brasileiras e grupos de teatro.

No evento, os alunos da UEMA fizeram, ontem, 10, a apresentação por meio do grupo teatral LetraFísic, onde foram bastante aplaudidos por uma plateia de cerca de 500 pessoas.

Conforme explica Lísia Maria dos Santos Silva, acadêmica do Curso de Física, o encontro, que neste ano está em sua décima terceira edição e está acontecendo na cidade de Matinhos-PR, na UFPR, é um evento que soma bastante como experiência para a vida acadêmica, profissional e, até mesmo, para vida pessoal dos estudantes. “Nesse evento, trocamos experiências e vivenciamos junto com outros grupos teatrais e acadêmicos de cursos na área da ciência novas possibilidades de aperfeiçoar nosso trabalho na divulgação científica. Ficamos triste pelos grupos que não puderam está presentes, por conta das dificuldades, pois o evento em si está muito bonito e com certeza vai trazer grandes melhorias não só para o grupo teatral LETRAFISIC, mas também para todos os participantes”, disse Lísia dos Santos Silva.

Entre as oficinas que estão acontecendo, durante o encontro, que buscam o aperfeiçoamento dos atores em formação, estão: Corpo e Voz: A construção de um ator no Teatro Científico; Química é movimento: então dancemos; Blacout: Oficina de criação de iluminação cênica teatral através de conceitos de Física, Audiodescrição, e Prática de Yoga & Teatro.

Texto: Alcindo Barros