Campus Balsas participa da inauguração da segunda unidade do projeto Biblioteca do Sertão

Por em 26 de setembro de 2019

Nova Imagem (1)Nesta quinta (26/09). os alunos e professores do  Departamentos de Letras da UEMA, Campus Balsas, participaram da inauguração da segunda unidade do projeto Biblioteca do Sertão, coordenado pela profa. Maria Célia Dias de Castro, na escola municipal de ensino fundamental (1º e 2º ciclos) “Raimundo Pereira da Silva”, no povoado São Cardoso, zona rural desta cidade.

O evento, nessa manhã festiva, contou com muitas atividades socioculturais e de linguagem, por meio de apresentações artísticas como rodas de leitura, oficina de contadores de histórias, de contos e quadrinhas, brincadeiras e danças infantis, oficina de artes/desenhos, turma do teatro, construindo fábulas, encenação e sussurro de poesias com bailarina, piadas e trava-línguas e oficinas de pintura.

Nova Imagem (2)Antes, porém, os alunos participantes como bolsistas voluntários do projeto “BIBLIOTECA NO SERTÃO” – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO realizaram várias visitas com oficinas e palestras temáticas para a concretização do trabalho nessa escola.

Vale ressaltar a doação de livros por voluntários como os senhores Leônidas Martins Pereira (Goiânia-GO), Silvana Carvalho Martins (Goiânia-GO), Denise Elza Nogueira Sobrinha (Goiânia-GO), José Milton Queiroz da Silva Junior, Geane Martins Mendes e Keila Vieira de Sousa (Dom Bosco), Rogério Pereira Guimarães (UEMA), Gisélia Brito dos Santos (UFMA), Gabrielea Mesquita (IFMA – Mangabeiras), Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Suzan Cleyde Martins Figueredo, Terezinha de Jesus Maia Lima, Marta Helena Facco Piovesan, Lusitonia da Silva Leite, Suzan Martins Figueredo, Ana Cristina Teixeira de Brito, Tatiane Scilewski da Costa, Luciano Façanha Marques (UEMA/CESBA), bem como a parceria da SEMED – Balsas, representada pela profa. Ianes Martins e pelo prof. Carlos, diretor da escola beneficiada.

O objetivo do projeto é contribuir para a formação de leitores nas escolas rurais de ensino fundamental (1º e 2º ciclos), de forma a despertar o interesse pela leitura, pelas artes plásticas e para outras alternativas científico-culturais, socializando a leitura e as artes no sertão, com maior disponibilização de livros de várias áreas do conhecimento, inclusive implantando uma unidade na escola. É um projeto inclusivo de biblioteca para escolas que se encontram geográfica e estrategicamente marginalizadas desses recursos.

Nova ImagemO propósito para a formação de leitores sertanejos nas escolas de ensino fundamental da zona rural de Balsas, além de ajudar no interesse pela leitura e pelas artes plásticas, possibilita práticas de extensão aos professores em processo de formação do curso de Letras, o que fortalece ainda mais o papel ativo de práticas socioculturais a que tem se proposto a UEMA/CESBA.

Nesta localidade rural da região de Balsas, sul do estado, que situa-se no que podemos denominar de Maranhão profundo, se justifica este trabalho coletivo com alunos e professores da UEMA por ser um meio ambiente em que se concentram pessoas carentes de recursos mais eficientes das tecnologias da modernidade, além de outras políticas públicas mais efetivas na área de saúde, assistência social e, por vezes, até educação. Assim, a presença variada de material interdisciplinar que otimiza a leitura e o letramento, com a implantação da Biblioteca no Sertão é uma das práticas a que a UEMA Balsas se propõe com espeito à valorização da cidadania desses povos genuinamente sustentadores de nossa sociedade: o sertanejo.