Instituições de Ensino Superior realizam Fórum Integrado de Extensão

Por em 18 de setembro de 2019

forumextensaoinegrado

Foi realizada na manhã desta terça-feira (17), a abertura do Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do estado do Maranhão. O evento contou com a participação de representantes da UEMA, IFMA e UFMA.

Com o tema “Extensão: integrar para desenvolver”, o evento visa reunir e apresentar as experiências das ações de extensão realizadas por docentes, discentes e técnicos, junto à cada instituição. Paralelamente serão realizados o Fórum de Extensão Universitária da UEMA, o VIII Fórum de Extensão Universitária da UFMA e o IV Workshop PROEXT/IFMA.

O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão, Paulo Aragão Catunda, que participou da mesa de abertura falou da importância da união entre as IES para a realização do evento.  “O desafio de promover o Fórum foi vencido pela união das três instituições, em um trabalho conjunto, que reflete a preocupação com o desenvolvimento do estado, uma vez que a extensão tem esse poder transformador na sociedade”, disse Paulo Catunda.

Para o Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal do Maranhão, Fernando Antônio de Carvalho de Lima, o Fórum nasceu da necessidade de partilhar as atividades em comum entre as IES. “Nos reunimos pra apresentar as atividades que temos em comum, para mostrar para a sociedade que as Instituições de Ensino Superior Públicas do Maranhão têm projetos de extensão que estão transformando sim a vida das pessoas do nosso estado”, declarou Fernando Lima.

A reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, destacou a importância dos trabalhos de extensão para os acadêmicos e para a sociedade. “A extensão modifica de fato a vida das pessoas. É um trabalho muito importante na universidade, que se faz com o apoio de todos, com um dialogo direto e imediato com a comunidade, conectando-se com a realidade. Estimular trabalhos que favoreçam o desenvolvimento regional é papel da Universidade”, afirmou a Reitora.

A conferência de abertura “Extensão: integrar para desenvolver”, foi ministrada pelo doutor em História da Universidade Federal do Pará (UFPA) Fernando Arthur Neves. Durante sua palestra, o professor falou sobre a extensão no Brasil. “A extensão é uma atividade necessária na sociedade, pois é capaz de absorver os diferentes usos e costumes que são mobilizados pelas populações tradicionais. É uma tarefa da extensão criar pontes de comunicação com a sociedade, de manter diálogos e dar um retono sobre o que a sociedade propõe”, disse.

O evento que vai até o dia 18, conta em sua programação com conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos com as experiências das ações de extensão desenvolvidos nas três instituições.

Após a realização do Fórum Integrado Extensão das IES, acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, 46 Encontro FORPROEX, que reúne exclusivamente Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, bem como diretores e coordenadores de extensão. Todos os eventos ocorrem no Centro Pedagógico Paulo Freire, na UFMA.

Por: Polyanna Bittencourt