Oficinas Medievais: literatura e arte cristã da Idade Média à contemporaneidade


Por em 13 de setembro de 2019



0001Será realizada hoje, sexta-feira (13), mais uma sessão das Oficinas Medievais: Memória e Resistência, que contemplará a temática Literatura e Arte e serão abordados os seus estilos e modalidades, especialmente a fascinante Literatura de Cavalaria.

Na oportunidade, os pesquisadores Elisângela Coelho Morais e Gabriel Crispim de Barros, farão uma observação de como os medievais, sobretudo os nobres, expressavam a sua realidade através das Letras. Além disso, de como as imagens, construídas e cristalizadas, se perpetuaram na cultura até hoje, como por exemplo, nas obras A Canção de Rolando e O Conto do Graal e em várias outras, inspiradas na cavalaria através dos tempos. Já a pesquisadora Jaciara Fonseca dos Santos trará uma abordagem do quadro Os dois Caminhos, uma pintura protestante sobre a moralidade, comportamento e salvação cristã, que nos ajudarão a refletir sobre a religiosidade nos dias atuais.

As Oficinas desta sexta começarão às 14 horas, no auditório do Curso de História da UEMA (Rua da Estrela, 329). As inscrições podem ser feitas no local.

A atividade, organizada pelo grupo de pesquisa Brathair, coordenado pela professora Adriana Zierer, dá direito a certificado de participação de 20 horas, a quem participar de pelo menos 3 dias das oficinas.

As Oficinas Medievais são abertas à comunidade e demais interessados em atividades acadêmicas e culturais. Na próxima sexta (dia 20) o tema é Religião e na última sexta do mês teremos Cultura Pop no Passado e Presente (dia 27).



Últimas Postagens